O conselheiro Nominando Diniz, presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, informou que cientistas, pesquisadores, governadores, presidentes de Tribunais de Contas, superintendente da Sudene, Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, senadores e representantes do TCU, estão entre os participantes e palestrantes do Seminário de Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido, que será realizado em João Pessoa nos dias 06 e 07 de novembro.
O evento vai acontecer no Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado na sede do TCE-PB e tem como objetivo principal articular gestores, especialistas e a sociedade civil a fim de consolidar e integrar ações relacionadas ao combate à desertificação do semiárido. O seminário surge como uma iniciativa estratégica após as conclusões de uma auditoria operacional regional coordenada em Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido em 2022 pelos Tribunais de Contas dos Estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Sergipe. Sua coordenação ficou a cargo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, com apoio do Núcleo de Supervisão de Auditoria do Tribunal de Contas da União.
Convidado a abrir o seminário, o palestrante Paulo Nobre, uma das autoridades científicas do país mais respeitadas no planeta em matéria de clima, Doutor em Meteorologia e membro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai falar sobre o Impacto das mudanças climáticas no processo de desertificação do semiárido. Nominando Diniz destacou que o evento também visa fortalecer a participação e o engajamento da sociedade civil na formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o semiárido. A coordenação geral do seminário caberá ao conselheiro Fernando Catão.
Ao longo dos dois dias de programação, haverá a participação de especialistas renomados na área, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais e demais atores envolvidos na temática da desertificação. Serão realizadas palestras, painéis de discussão, apresentação de sumários, além de mesas-redondas para elaboração de propostas e recomendações. O evento tem o apoio do governo do Estado e do Sebrae-PB.