O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) denunciou que o Fórum Plano Diretor Participativo de João Pessoa identificou um plágio de 72% na minuta do Plano Diretor da Capital, que foi apresentado pela prefeitura de João Pessoa na Câmara Municipal e já custou mais de R$ 3,4 milhões aos cofres públicos. Segundo o parlamentar, “a grave denúncia coloca em risco o planejamento e as ações que devem ser realizadas na cidade pelos próximos dez anos”.
Acrescentou que, de acordo com uma análise técnica realizada pelo serviço de detecção de plágio da plataforma iThenticate foi identificado que o material é praticamente uma cópia de outros documentos de lei específicas de Brasília e do Paraná. Ruy Carneiro criticou a “falta de compromisso da gestão municipal com os reais problemas da cidade e a falta de diálogo com as pessoas”.
– É inaceitável que o principal documento para planejar o futuro da nossa cidade tenha sido construído sem levar em consideração as principais necessidades da cidade e, principalmente, da população pessoense. A elaboração de um projeto desse porte deveria ter sido realizada ouvindo as pessoas, os movimentos sociais e representantes de todos os segmentos que compõem a nossa cidade – criticou.
Ruy também alertou os órgãos de fiscalização para a gravidade da denúncia. “A prefeitura de João Pessoa, mais uma vez, provou que está completamente perdida em relação à gestão. Para piorar, ainda investiu dinheiro público em um material que é uma cópia descarada de leis de outras cidades, que não possuem qualquer relação com a nossa realidade. É preciso que os órgãos de controle e fiscalização possam investigar quanto realmente foi gasto com esse material e apurar as demais denúncias em relação a essa questão”, finalizou Ruy.