O ex-diretor da Funcef (Fundação dos Economiários Federais) Carlos Vieira, de 61 anos, tomou posse hoje como presidente da Caixa Econômica Federal, em solenidade realizada em Brasília. Paraibano, ele atuou na Funcef, o fundo de pensão da Caixa, de 2016 a 2019. É funcionário de carreira do banco desde 1982. Sua chegada ao comando do banco se deu por indicação do Centrão, em troca que faz parte da reforma ministerial iniciada pelo governo do presidente Lula em setembro. Ele substitui Rita Serrano, demitida em 25 de outubro.
Havia a expectativa de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participasse da solenidade, mas ele não foi ao evento, sendo representado por Dario Durigan, secretário-executivo da Fazenda. Na última segunda-feira, Haddad e Vieira mantiveram a primeira reunião. Durante o governo de Dilma Rousseff, Vieira foi secretário-executivo e diretor de desenvolvimento institucional do Ministério das Cidades, que na época estava sob o comando de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Arthur Lira.
Também ocupou o mesmo cargo no Ministério da Integração Nacional em 2015. O ministro era Gilberto Occhi (PP). Vieira acabou sendo demitido por Dilma depois que o PP passou a fazer parte da articulação que culminaria no impeachment da presidente em 2016. De 1995 a 2001, Vieira atuou como Superintendente Regional na Paraíba. Ele é formado em economia e estudos sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira, atualmente UEPB. Foi também diretor-presidente da BRB Financeira e presidente do conselho de administração da CBTU (Companhia Brasileira de Transportes Urbanos).