O governador João Azevêdo assinou, ontem, em São Paulo, memorando de entendimento com a empresa chinesa Huawei, para a qualificação de mão de obra na área da tecnologia. A parceria irá contemplar 30 mil pessoas entre estudantes e profissionais da Tecnologia da Informação e contará com a parceria de instituições de ensino superior. A Huawei é uma das líderes globais de soluções de tecnologia da informação e comunicação. A empresa atua em mais de 170 países e regiões, atendendo a três bilhões de pessoas em todo o mundo, promovendo o desenvolvimento da indústria e a operação de redes seguras e estáveis.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o memorando irá preparar uma grande quantidade de jovens para o mercado de trabalho. “Nós sabemos que educação é fundamental para que sonhos sejam realizados. A Paraíba se sente extremamente honrada de ter a confiança da Huawei para essa parceria. Estamos criando mais um Parque Tecnológico em João Pessoa para termos mais um espaço de preparação e formação de nossos jovens e levando políticas de inclusão para colocar as pessoas no processo produtivo a partir da formação”, frisou.
O secretário da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, destacou a importância do termo assinado pelo governador para a capacitação profissional. “O acordo de cooperação técnica assinada vai contemplar, principalmente, os nossos estudantes, e para isso vamos contar com a parceria das Universidades para formar esses 30 mil jovens. A ideia é melhorar a empregabilidade, oferecendo novas oportunidades às pessoas que irão trabalhar com certificação internacional”, comentou.
O diretor de Canais da Huawei Brasil, Ricardo Matsui, afirmou que a parceria irá preparar as pessoas para o futuro. “Esse é um investimento muito importante para o desenvolvimento da sociedade. Dispomos de muitas tecnologias e muitas possibilidades e isso vai acelerar muito a desenvoltura de pessoas que ainda não têm essa capacitação. Agradecemos ao governo da Paraíba por essa parceria que será um sucesso”, revelou. A parceria prevê, entre outras ações, a promoção da certificação internacional para profissionais e alunos, selecionar e habilitar profissionais replicadores, desenvolvimento e adoção de tecnologias inovadoras, modernização de sistemas e processos internos, inclusão digital aos cidadãos paraibanos, promoção de educação em ciência da computação e tecnologia e investimentos em infraestrutura de tecnologia.