As eleições internas da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) para o triênio 2024/2026 acontecem amanhã, em João Pessoa, sendo definidas na votação a nova diretoria e o Conselho Fiscal do órgão, em pleito que acontecerá das 9h às 17h na sede, em João Pessoa. Este ano, a Famup inovou e lançou edital com meses de antecedência do processo eleitoral para dar oportunidade de todos terem conhecimento das informações sobre o pleito e tempo para inscrição de chapas para concorrer. Ficou definida a manutenção de chapa única para a diretoria executiva, onde o atual presidente, George Coelho, disputa a recondução.
O dirigente atual acredita que terá apoio por causa da “boa administração da Federação e da unidade dos prefeitos e prefeitas”. Conforme resolução da diretoria da Famup, só poderão votar prefeitos de municípios filiados à entidade há pelo menos um ano antes da publicação do edital de convocação do pleito. Ao todo, 207 gestores estão habilitados a participar da votação. A posse dos eleitos está prevista para se realizar em janeiro de 2024, em data a ser ainda confirmada.
A chapa única inscrita é composta por George Coelho (Sobrado) como presidente, André Gomes (Boa Vista) como primeiro vice-presidente, Anna Lorena (Monteiro) como segunda vice-presidente, Roberto Bayma (Bom Jesus) como terceiro vice-presidente, Sérgio Lima (Baía da Traição) como quarto vice-presidente, Allan Bastos (Pedra Branca) como primeiro secretário, Jarcques Lúcio (São Bento) como segundo secretário, Bevilacqua Matias (Juazeirinho) como terceiro secretário, Joyce Renally (Duas Estradas) como primeira tesoureira e José Alexandre (Santa Luzia) como segundo tesoureiro.
Também compõem a diretoria no Conselho Fiscal: Maria Rodrigues (Alagoinha), Adriano Wolff (São Sebastião de Umbuzeiro), Neto Nepomuceno (Barra de Santa Rosa), Cláudia Macário (Quixaba), Doutor Lúcio (Itabaiana), Tiago Castro (Cabaceiras), Vital Costa (Araruna), Elias Costa (Jacaraú), Ricardo Pereira (Princesa Isabel) e José Benício Neto (Pilar). George Coelho garantiu que buscará garantir a visibilidade e força da Federação perante o governo do Estado, Assembleia Legislativa, bancada federal paraibana no Congresso Nacional e perante a população. O dirigente ressaltou ainda a descentralização dos serviços e responsabilidades administrativas da diretoria, a proximidade com prefeitos e prefeitas, capacitação de gestores e servidores como algumas de suas pautas defendidas ao longo da atuação como presidente. “A nossa gestão foi marcada por avanços significativos para o municipalismo com transparência e compromisso com a população”, pontuou.