Nonato Guedes
O médico Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro e pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PL, confirmou para o próximo dia 22 deste mês a chegada do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, para participar de um evento do partido em prol da postulação de Queiroga. O general Braga Netto foi candidato a vice na chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro quando este concorreu à reeleição na campanha de 2022 e será o primeiro evento oficial de Queiroga como pré-candidato depois de ser anunciado pela cúpula nacional do PL, presidido por Valdemar da Costa Neto, com o reforço do presidente estadual da legenda, deputado federal Wellington Roberto.
A indicação preliminar de Marcelo Queiroga para candidato a prefeito da Capital provocou contestação do “trio dissidente” do PL formado pelo comunicador Nilvan Ferreira, pelo deputado federal Cabo Gilberto Silva e pelo deputado estadual Walbber Virgolino. Eles se queixaram de imposição de cima para baixo da pré-candidatura sem consulta ás instâncias partidárias e anunciaram gestões para deixar os quadros da agremiação, sendo provável que ingressem no novo partido, o PRD, que foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O pré-candidato do grupo dissidente a prefeito de João Pessoa continua sendo o comunicador Nilvan Ferreira, que nas eleições de 2020 avançou para o segundo turno contra Cícero Lucena (PP), o vitorioso.
O ex-ministro Marcelo Queiroga, que anunciou à reportagem a realização de seminários com setores da sociedade pessoense para discutir os problemas da Capital e propor soluções, empenha-se em atrair nomes de expressão nacional para o seu palanque em João Pessoa, ao mesmo tempo em que age nos bastidores para costurar alianças com partidos políticos interessados em apoiá-lo. Já admitiu à reportagem que se não conseguir avançar nos entendimentos sobre composição não hesitará em lançar chapa puro-sangue, com dois nomes do PL para prefeito e vice de João Pessoa. Ele lamentou as defecções anunciadas por dissidentes do PL na Paraíba mas ressaltou ter procurado o caminho do diálogo com Nilvan, Gilberto e Walbber, tendo esbarrado na intransigência da questão fechada em torno da candidatura à sucessão do prefeito Cícero Lucena.
O grande trunfo que Queiroga pretende apresentar na sua campanha é a presença em João Pessoa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, na sua opinião, ainda detém muita influência em parcelas do eleitorado paraibano como “recall” da sua candidatura e da sua atuação na Presidência da República. Marcelo Queiroga tem reiterado que não há a menor possibilidade de Bolsonaro apoiar dois candidatos a prefeito em João Pessoa, embora Nilvan insista em que continua fiel ao bolsonarismo e o deputado Cabo Gilberto Silva tenha tido encontros esporádicos com o ex-mandatário, como aconteceu recentemente durante evento na Câmara dos Deputados em que se cumprimentaram efusivamente. Marcelo Queiroga se apresenta como um candidato experiente, que foi colocado à prova num dos mais difíceis testes na história do país – o enfrentamento à pandemia de covid-19, como ministro da Saúde de Bolsonaro. Ele afirma que tem propostas inovadoras para João Pessoa e quer discuti-las diretamente com o povo.