A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, ontem, audiência pública com o objetivo de discutir com a população a possibilidade de criação do novo Hino Oficial da Paraíba. O debate foi proposto pelo deputado Hervázio Bezerra (PSB) e contou com a presença do vereador de João Pessoa Odon Bezerra, além do secretário executivo da Participação Popular da Capital, Tiago Diniz, da ouvidora-geral da ALPB, Arlenilde Aguiar, e de representantes da sociedade civil organizada. O Hino do Estado da Paraíba foi apresentado pela primeira vez em 1905, escrito por Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo e musicado por Abdon Felinto. Entretanto, a canção só foi oficializada como hino em 1979.
Autor da Lei 9.484, de 2011, que determina a execução do Hino da Paraíba em solenidades oficiais do Estado, assim como da Assembleia, além de sua difusão e publicação em veículos de comunicação da rede oficial do Estado, o deputado Hervázio Bezerra argumentou que a matéria teve como objetivo popularizar o Hino Estadual, o que, na sua avaliação, não se concretizou. “Um esforço que eu fiz na época para ver se o hino conseguia pegar. A verdade é que só cantamos o que nos traz emoção e satisfação. O Hino da Paraíba, por mais esforço que eu tenha tido, lamentavelmente não pegou”, admitiu. Hervázio argumenta que a letra do Hino não traz informações que remetam à história, à cultura, às riquezas da Paraíba. Sendo assim, entende que a audiência pública surge como uma oportunidade para defender com a população não a possibilidade de mudança do Hino Oficial, mas da criação de um Hino Popular da Paraíba.
O deputado propôs que, através da Mesa Diretora da Assembleia, seja realizada uma pesquisa com portais e demais veículos de comunicação de todo o Estado para ouvir a população e, consequentemente, apresentar um novo hino. “A história deve e será preservada. Realizamos esta audiência pública para que as entidades venham e discutamos esta matéria. Faremos um documento propondo a preservação do Hino da Paraíba da forma que está e um concurso público para que sejam apresentadas propostas de letra e de música e, posteriormente, adota-se um hino popular. O parlamentar citou ainda como possíveis hinos populares as canções “Paraíba, Joia Rara”, composta por Ton Oliveira, e “Meu Sublime Torrão”, de autoria de Genival Macedo.
Para o vereador Odon Bezerra, a ideia de alterar o hino se deve à necessidade de resgatar a história do Estado. “Para mim, o hino de um Estado deve resumir sua história, deve fazer uma radiografia dentro de uma música, mostrando o que o Estado representa. Eu, particularmente, não encontro isso no hino da Paraíba. Onde está a história da Paraíba? Onde conta, em termos de importância, da luta e da resistência? Isso eu não vejo no hino”, pontuou. O secretário executivo da Participação Popular da prefeitura municipal de João Pessoa, Tiago Diniz, parabenizou o deputado Hervázio Bezerra e a Assembleia pelo debate e se colocou à disposição para apoiar a realização de consulta popular com o objetivo de ouvir os paraibanos sobre o tema. “Essa discussão vem num momento importante. Parabenizo sua iniciativa por estar abrindo para a população essa discussão que é válida e louvável”, salientou. Confira a letra do Hino Oficial da Paraíba:
Salve, ó berço do heroísmo
Paraíba, terra amada
Via-láctea do civismo
Sob o céu do amor, traçada!
No famoso diadema
Que da Pátria a fonte aclara
Pode haver mais ampla gema
Não há pérola mais rara!
Quando repelindo o assalto
Do estrangeiro, combatias
Teu valor brilhou tão alto
Que uma estrela parecias!
Nesse embate destemido
Teu denodo foi modelo
Qual rubi negro incendido
Flamejaste em Cabedelo!
Depois, quando o Sul, instante
Clamou por teu braço forte
O teu gládio lampejante
Foi o diamante do Norte!
Quando, enfim, a madrugada
De novembro nos deslumbra
Como um Sol, a tua espada
Dardeja e espanca a penumbra!
Tens um passado de glória
Tens um presente sem jaça
Do porvir, canta a vitória
E ao teu gesto, a Luz se faça!
Salve, ó berço do heroísmo
Paraíba, terra amada
Via-láctea do civismo
Sob o céu do amor, traçada!