Através da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, o governo da Paraíba vai lançar uma série de ações de promoção de Igualdade Racial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que transcorre em 20 de novembro. O evento, que faz parte da programação do Novembro Negro no Estado, ocorrerá na próxima segunda-feira, às 9h, no auditório do IFB, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
De acordo com a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, na ocasião será lançado o Guia de Enfrentamento do Racismo, desenvolvido pela Semdh, que será uma referência estratégica na execução de políticas públicas, fornecendo conceitos, normativas e um histórico das políticas étnico-raciais na Paraiba. Destinado a gestores e à rede especializada, o guia visa contribuir para a redução das violações de direitos relacionados à raça e etnia.
Além disso, será lançado o edital do Curso de Capacitação em Educação Antirracista, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Escola dos Servidores Públicos do Estado da Paraíba, que capacitará profissionais da educação para práticas pedagógicas antirracistas nas escolas. “A iniciativa também inclui o lançamento do Selo Minha Escola é Antirracista, em parceria com a Semdh, para valorizar escolas comprometidas com a promoção da igualdade racial”, disse a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Maria Elizabete de Araújo.
Há outras ações programadas. A trigésima sétima edição do Salão do Artesanato Paraibano, intitulada “Arte à Flor da Pele” homenageará o Artesanato dos Quilombos da Paraíba, prestando tributo às comunidades quilombolas do Estado. O evento está marcado para acontecer de 12 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, em João Pessoa. Já o Festival de Cultura Quilombola, em parceria entre a Secult e a Semdh, está agendado para o próximo dia 25 em Catolé do Rocha, dando sequência aos Festivais Cigano e Indígena realizados neste ano.
O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, em fase de implantação nas comunidades quilombolas do Sertão e nas aldeias da etnia indígena potiguara da Paraíba, visa a fortalecer a cultura e inclusão social por meio da música e das artes. Em paralelo, o governo do Estado continuará oferecendo capacitações especializadas de enfrentamento do racismo em parceria com escolas e prefeituras, promovidas pela Semdh e Centro João Balula, com o intuito de promover o letramento em igualdade racial durante todo o mês e continuamente em todo o Estado.