A diocese de Cajazeiras, no Sertão paraibano, tornou pública, em comunicado, a nomeação de Dom Francisco de Sales como bispo diocesano da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, depois que o papa Francisco acolheu a renúncia, por idade, de Dom Mariano Manzana. Em mensagem aos cajazeirenses, Dom Francisco afirmou: “Creio que a vontade de Deus passa pelo discernimento da Igreja, que nos confia a responsabilidade do pastoreio do seu povo. Este, sem dúvida, meus queridos diocesanos de Cajazeiras, é um momento intenso na nossa vida, no qual nós nos revestimos de sentimento de profunda gratidão por esta querida diocese de Cajazeiras, lugar do aprendizado, do exercício primeiro da minha missão pastoral como bispo”.
– Certamente, algo de mim algum ficará, pelo nosso trabalho, nesta diocese, pelo tempo que aqui fiquei, pela presença, pela missão, pelo modo como buscamos trabalhar. É bom lembrar que a transferência é sempre um momento rico, tanto para a paróquia como para cada sacerdote, cada ministro, que é transferido. Sem dúvida, há muito que pedir perdão, neste momento, por tudo quanto foi servido a esta Igreja É hora de pedir perdão pelas fraquezas, pelas fragilidades pessoais, e também do exercício do nosso magistério. Mas com muita serenidade e também convicção a gente leva no coração a bagagem da experiência, da fidelidade provada, do amor que cresce cada vez mais de forma intensa, no nosso coração, pela Igreja. Nós somos filhos da Igreja e esta Mãe que nos alberga, nos alenta e nos acalenta com seu carinho também é a Mãe que nos envia a sairmos de nós mesmos, sempre com bagagem pronta para servirmos onde a vontade de Deus prevalecer – frisou.
Dom Francisco de Sales informou que até a investidura na diocese de Mossoró continuará cumprindo atribuições como administrador diocesano. “Posteriormente à nossa saída, o colégio de consultores deverá se reunir para escolher um administrador diocesano entre os membros do clero desta diocese”, acrescentou. Têm sido inúmeras as manifestações, pela imprensa e pelas redes sociais, exaltando o trabalho de Dom Francisco de Sales e, ao mesmo tempo, a sua contribuição na diocese de Cajazeiras em todo o período que tem estado à sua frente.