O governador João Azevêdo participou, ontem à tarde, na sede da Capitania dos Portos da Paraíba, da cerimônia de Imposição da Medalha Amigo da Marinha, ocasião em que também foi agraciado com a honraria pelas diversas parcerias firmadas pelo governo do Estado com a instituição, contribuindo para o fortalecimento da mentalidade marítima. Com a homenagem, o chefe do Executivo tornou-se, ainda, integrante da Sociedade Amigos da Marinha (Somar-PB).
A Medalha Amigo da Marinha foi criada em 1966 para homenagear personalidades civis, sem vínculo com a instituição, militares de outras forças e demais instituições que tenham divulgado a mentalidade marítima ou atuado em parcerias com a Marinha, num relacionamento institucional que beneficia a população.
Durante a solenidade, o gestor paraibano, que também foi recebido com honras militares, agradeceu a homenagem e reforçou a disposição dos órgãos e instituições do Estado em fortalecer as atuais e firmar novas parcerias com a Marinha do Brasil na Paraíba. A solenidade foi conduzida pelo capitão dos Portos, Ronaldo Miranda Júnior, que destacou as potencialidades do ambiente marinho, importância que vai desde a biodiversidade à economia do país.
O governador João Azevêdo enfatizou: “É uma relação de respeito, de amizade, mas, acima de tudo, de colaboração que nós temos com a Marinha. O sentimento que nos move com esta homenagem é o de gratidão. Sinto-me extremamente honrado em receber uma medalha tão importante”. Ressaltou a colaboração da Marinha em ações no Porto de Cabedelo, como a dragagem do canal, “que exigiu de nós um esforço muito grande, com grandes investimentos, uma parceria que realizamos em seis meses, um sonho de cinquenta anos”. João Azevêdo destacou entre outras parcerias o avanço nos serviços para a construção da ponte que ligará Cabedelo a Lucena.