Em nova resolução aprovada, ontem, para a eleição municipal de 2024, a direção estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba incentiva o lançamento de candidaturas a vereador no maior número de municípios e ressalta que, em relação às prefeituras, as candidaturas só serão lançadas em municípios onde houver condições objetivas para a disputa. O presidente estadual Jackson Macedo conduziu os trabalhos, que contaram com a participação de dirigentes dos dez maiores diretórios municiais do Estado, bem como do deputado Luciano Cartaxo, pré-candidato a prefeito em João Pessoa e o vereador Marcos Henriques, da Câmara da Capital.
Jackson Macedo enfatizou que a deliberação a respeito de candidaturas próprias ou alianças partirá da Executiva Nacional da legenda, levando em conta uma resolução nacional que já está vigorando. “Todos os casos serão analisados especificamente pela direção estadual no sentido de ampliarmos o campo progressista com o acompanhamento do Grupo de Trabalho Eleitoral. Nos casos de João Pessoa e Campina Grande, conforme resolução nacional, haverá o acompanhamento e deliberação final da Direção Nacional”, expressou Macedo. Além de Luciano Cartaxo, postulam a indicação à candidatura própria em João Pessoa a deputada Cida Ramos, a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena.
A direção estadual fez referência, em trecho da nova resolução, às caravanas regionais empreendidas durante este ano como “momento importante de organização e mobilização” da base partidária e salientou que o foco, agora, é a ampliação da representação nos 223 municípios do Estado. A prioridade, no campo das alianças, será dada a partidos da Federação Brasil da Esperança – PcdoB, e PV, bem como do campo progressista – PSB, PDT, PSOL, Rede e os partidos que estiveram aliados ao PT apoiando a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. O presidente do diretório municipal do PT de João Pessoa, advogado Marcos Túlio, acredita que a legenda tem condições no pleito da Capital lançando candidatura própria.