Ao participar, ontem, da apresentação do Atlas Solarimétrico da Paraíba, uma ferramenta interativa que identifica as regiões mais promissoras para a geração de energia solar no Estado, a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, Rafaela Camaraense, destacou a importância das energias renováveis para o desenvolvimento sustentável e para a preservação do meio ambiente. A secretária salientou que o atlas é um instrumento que vai auxiliar investidores, consultores, pesquisadores e profissionais da área no planejamento e na execução de projetos de aproveitamento da fonte solar, que é abundante e limpa.
– A Paraíba tem um grande potencial para se tornar um polo de energia solar no Brasil e no mundo. O atlas é um passo importante para consolidar essa capacidade do nosso Estado, pois mostra as áreas mais favoráveis para a instalação de sistemas fotovoltaicos, considerando aspectos técnicos, econômicos e socioambientais. Com isso, vamos atrair mais investimentos, gerar mais empregos, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir para a matriz energética do país – disse a secretária.
O Atlas Solarimétrico da Paraíba foi elaborado pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CGPDI) e desenvolvido a partir do modelo de transferência radiativa Brasil-SR com a utilização de imagens de satélites e dados meteorológicos de 24 estações solarimétricas em superfície. O investimento total no projeto foi de R$ 1,2 milhão com recursos próprios do Estado.