Em sessão solene realizada ontem, a Assembleia Legislativa da Paraíba entregou a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria do Poder Legislativo Estadual, às delegadas da Polícia Civil Maísa Félix Ribeiro de Araújo e Cassandra Maria Duarte Guimarães. O evento, proposto pelo deputado Chico Mendes, ocorreu no plenário Deputado José Mariz e contou com a presença do deputado Taciano Diniz, além de profissionais da Segurança Pública do Estado, familiares e amigos das homenageadas.
Ao justificar as homenagens, o deputado Chico Mendes ressaltou a trajetória das delegadas em defesa da Segurança Pública da Paraíba e afirmou que a honraria entregue pela Assembleia é um reconhecimento do povo paraibano, frisando que as duas delegadas são atuantes, que prestam relevante serviço à Paraíba e à Polícia Civil com inteligência, cultura, competência e, ao mesmo tempo, com o compromisso, sendo profissionais de alto nível e altamente qualificadas. Cassandra Duarte avaliou o momento como único em sua vida e destacou que a honraria é um reconhecimento não apenas ao seu trabalho, mas de toda a instituição da Polícia Civil. Graduada em Direito, especialista em Direito Penal e Processo Penal e mestre em Ciências Jurídicas, ela iniciou carreira na Polícia Civil em 2006 como delegada. Tem experiência na área de gestão pública institucional, com foco em segurança pública e análise criminal e já foi titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa em Campina Grande, cidade onde nasceu. Entre 2013 e 2018, Cassandra atuou, ainda, como assessora de Ações Estratégicas da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba. Desde 2019, ocupa o cargo de Delegada Geral Adjunta da Polícia Civil do Estado.
A delegada Maísa Félix é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Penal e Processual. Ela ingressou na Polícia Civil da Paraíba há quase 35 anos, integrando a primeira turma feminina de agentes de investigação. Como delegada, já atuou como titular das delegacias distritais de Serra da Raiz, Caiçara, Belém e Guarabira, sendo a primeira delegada mulher na cidade. Por seis anos consecutivos, ocupou o cargo máximo da Polícia Judiciária do Brejo Paraibano, que abrange 32 municípios.
Em João Pessoa, sua terra natal e Campina Grande, destacou-se como Delegada Titular da Delegacia da Mulher. Entre 2015 e 2022, liderou a Coordenação das Delegacias da Mulher da Paraíba e, em seguida, assumiu a primeira Superintendência da Polícia Civil da Paraíba. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora Geral da Academia de Polícia Civil do Estado-Acadepol. Maísa Félix agradeceu aos parlamentares pela honraria e destacou que a mais alta comenda do Poder Legislativo, a Medalha Epitácio Pessoa, concedida a ela, se estende a todos os profissionais que fazem a Polícia Civil da Paraíba. “É uma alegria imensa para minha instituição, Polícia Civil. Essa medalha não é dada a Maísa mas a todo um conjunto, a toda uma equipe. Fiz essa caminhada porque teve as bênçãos de Deus, de ter equipes que trabalharam comigo a todo momento. Então, é do meu Brejo ao Sertão, onde eu passei, e aqui na Capital. Essa medalha representa todos os policiais, todas as mulheres e homens da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Civil, de toda a instituição”, agradeceu Maísa.