Como parte do rodízio adotado pelo Republicanos na Paraíba entre deputados federais e estaduais e suplentes, o presidente da legenda, Hugo Motta, disse, ontem, que está confirmada para este mês a investidura de Raniery Paulino na Câmara dos Deputados, na vaga do titular, Murilo Galdino, que está requerendo licença por quatro meses. O próprio deputado Hugo Motta prepara-se para tirar licença e possibilitar a ascensão do suplente Pastor Valdir. Isso está dependendo, apenas, da confirmação ou não da renovação do papel de Hugo como líder da bancada na Casa. Se houver a confirmação, a posse do suplente vai retardar um pouco, mas será assegurada.
Hugo Motta afirmou que a ideia do rodízio entre titulares e suplentes foi debatida em plena campanha eleitoral de 2022, como estratégia para dar oportunidade aos que foram bem votados mas não lograram eleger-se e que têm uma contribuição relevante a oferecer aos municípios e regiões que representam politicamente. “Estamos seguindo a norma que nos traçamos, de cumprir compromissos, de cumprir com a palavra empenhada, e democratizar a ocupação de espaços dentro do Republicanos”, afirmou o dirigente estadual da legenda. A norma se estende, também, à Assembleia Legislativa do Estado, onde mais dois deputados protocolaram pedido de licença: Michel Henrique e Danielle do Vale, depois de Branco Mendes e Jutay Meneses terem se licenciado.
Com isso, a permanência dos suplentes Alexandre de Zezé e Sílvia Benjamin, que já estão no exercício do mandato, será prolongada na Casa de Epitácio Pessoa. O deputado estadual Wilson Filho, primeiro a requerer licença da ALPB, destacou, em breve discurso, ontem, a importância da conduta do Republicanos de dar vez à participação de outros expoentes do partido no Parlamento. “O que o Republicanos está fazendo é um gesto de respeito aos membros do partido porque lá atrás ficou estabelecido que suplentes também teriam oportunidade de somar aos mandatos, até porque nos elegemos juntos. É um gesso nobre e de respeito do presidente Hugo Motta e também dos parlamentares que se licenciam para dar lugar aos colegas”, expressou ele.
Os integrantes do Republicanos estão se preparando para empenho nas eleições municipais do próximo ano, acompanhando as disputas em cidades do interior e na Capital da Paraíba, bem como articulando chapas com nomes fortes de candidatos a vagas proporcionais, nas câmaras de vereadores. Por outro lado, o deputado Hugo Motta anunciou que a tendência no Senado Federal é, mesmo, a de derrubar o veto oposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de desoneração da folha salarial de empresas que atuam em 17 setores de atividades e que havia sido aprovado tanto na Câmara como no Senado. Hugo Motta falou da articulação entre os líderes políticos em Brasília para se contrapor ao veto, que ele considerou prejudicial à geração de milhares de empregos em todo o país. Salientou que a proposta de desoneração da folha não causa problemas para o governo federal e que, pelo contrário, colabora para reduzir a situação de desemprego. A seu ver, foi equivocada a posição adotada pela equipe econômica do governo federal em relação a essa matéria, “reivindicação legítima dos setores produtivos e do empreendedorismo brasileiro”.