O senador Magno Malta (PL-ES) declarou-se contrário à indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. O parlamentar declarou que não receberá o candidato em seu gabinete no Senado antes da sabatina.
– Quando o ministro Edson Fachin foi sabatinado por nós eu disse a ele: “Advogado, o senhor é militante do PT”. Ele disse: “Não, quando se coloca a toga…” Eu disse: “Um homem nunca será separado das suas convicções” (…) A mesma coisa eu digo para o Flávio Dino. Ele está bonzinho, mandando interlocutor (…) Eu não recebo, não, até porque eu recebo quem eu não conheço, mas Flávio Dino eu conheço. Vou receber para quê?”, prosseguiu.
O parlamentar acusou Flávio Dino de agir “com ironia e deboche” contra o Parlamento, segundo Malta, “numa postura de desrespeito”. O senador antecipou que votará contra Dino e reforçou o “compromisso” de trabalhar contra a indicação enquanto aguarda para ouvir o candidato na Comissão de Constituição e Justiça. “Fica aqui a minha palavra, o meu voto está dado. Voto contra, trabalho contra, e quero ouvir, na sabatina, esse valentão com pinta de filhote de ditador, que quer acabar com a liberdade de expressão, repetir toda essa valentia na Comissão de Justiça”, declarou.