O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado Federal, destacou a relevância dos debates que estão ocorrendo na Conferência das Nações Unidas para o clima, COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes. Ele participa do evento representando o Senado Federal, também na qualidade de presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia no Congresso Nacional.
Segundo Veneziano, é de fundamental importância levar a mensagem da frente parlamentar e do Senado a todos os integrantes da COP 28. “Estamos debatendo os avanços e desafios no enfrentamento das mudanças climáticas. É de fundamental importância, pois sabemos que estamos a tratar sobre uma temática que eloquentemente tem chamado a responsabilidade mundial”, disse Veneziano. “Agora nós sentimos na pele exatamente aquilo que a ciência vem trazendo sobre os impactos dessas mudanças verificadas a partir das estratosféricas emissões de gases tóxicos na atmosfera”, prosseguiu.
Ainda segundo o parlamentar paraibano, essa responsabilidade sobre as mudanças climáticas cabe a todos os povos. “É aonde entra o Congresso Nacional, pois, evidentemente, nós temos que fazer a regulação nessa área. Desta forma, o Congresso assume seu papel de legislador para aprimorar todas essas matérias provenientes de iniciativas do Poder Executivo e outras até dos congressistas, pois nós temos o mercado de carbono, o marco regulatório das eólicas offshore, nós tivemos agora o projeto do então senador e atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que fala sobre o armazenamento e captação de carbono. Portanto, são várias as matérias que estão sob nossa responsabilidade”, acrescentou.
Veneziano lembrou também que a COP 30 será realizada em Belém, no Pará, em 2025, reunindo no Brasil representantes de governos dos vários países que, efetivamente, estão envolvidos com a questão climática mundial. Veneziano retorna ao Brasil no dia 10 de dezembro.