O senador paraibano Efraim Filho, líder do União Brasil, externou confiança quanto ao resultado da articulação que está sendo feita para reverter o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de desoneração da folha de pagamento de empresas de pelo menos 17 setores importantes da economia brasileira. Falando à rádio Correio FM, o parlamentar frisou que seu otimismo decorre da mobilização que está ocorrendo no Congresso Nacional e por parte de lideranças do setor produtivo com vistas à derrubada do veto presidencial.
“A gente tem essa confiança em que poderemos derrubar o veto. Temos buscado a mobilização tanto dentro do Parlamento quanto junto ao setor produtivo”, acentuou o parlamentar, que é relator da matéria e que se empenha pela sua aprovação desde quando exercia mandato na Câmara dos Deputados. Efram atribuiu a um equívoco de análise da equipe econômica do Ministério da Fazenda a ideia de propor ao presidente da República o veto à desoneração, salientando que não foi feita uma análise correta quanto ao impacto que poderia causar em relação à desativação de postos de trabalho em setores estratégicos da economia.
Segundo o senador paraibano, um evento para analisar a mobilização em torno do veto está agendado para o próximo dia 12 em Brasília, e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já teria sinalizado receptividade a essa articulação. Os setores beneficiados com a desoneração da folha de pagamento são confecção e vestuário, calçados, construção civil, call center, comunicação, construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação, tecnologia da informação e comunicação, projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.