Uma solenidade bastante prestigiada e com significado de resgate histórico da memória marcou, ontem, no Teatro do Sesc, no Centro de João Pessoa, o aniversário de 20 anos da TV Câmara Municipal de João Pessoa, evento prestigiado pelo governador João Azevêdo, pelo prefeito em exercício da Capital, Léo Bezerra e vários ex-presidentes da Casa Legislativa, a exemplo de Severino Paiva, Marcus Vinícius, Durval Ferreira, João Corujinha e o atual dirigente, Dinho Dowsley. O ex-presidente Fernando Milanez, em cuja gestão surgiu a emissora, não pôde comparecer e foi representado pelo filho, vereador Milanez Neto, do PV.
A abertura dos trabalhos foi do Coral Antônio Leite, da Casa de Napoleão Laureano, sob a regência da maestrina Socorro Estrela. O presidente Dinho Dowsley, em sua fala, lembrou que o legislativo pessoense foi o primeiro entre todas as capitais do Norte e Nordeste a oferecer em canal aberto e ao vivo uma programação dedicada ao cotidiano dos vereadores e que se trata de um canal de transparência para a população, reconhecendo o “mérito do pioneirismo” do ex-vereador Fernando Milanez. Em meio à exibição de um vídeo sobre a história da TV Câmara de João Pessoa, Dinho frisou que a emissora estimula a cidadania em sua programação, divulgando leis e propostas discutidas em plenário. Ainda destacou o papel importante na difusão da cultura local e anunciou que será feito um investimento de R$ 1 milhão em equipamentos para melhorar a qualidade dos produtos criados e difundidos pela TV Câmara de João Pessoa. “Nosso projeto para o futuro é ajudar as câmaras da região metropolitana”, acrescentou.
Ontem, inclusive, foi publicada a homologação da licitação para construção do novo prédio do legislativo de João Pessoa, com previsão de que na próxima semana seja anunciada a empresa vencedora para que a ordem de serviço seja assinada ainda este ano. O governador João Azevêdo parabenizou a estação pelos seus 20 anos. Afirmou que a TV Câmara possibilita às pessoas conhecerem seus direitos, oferecendo informações de qualidade e prestando um grande serviço à população, com programação que inclui cultura e entretenimento. “Celebrar 20 anos de existência demonstra a capacidade de inovar e de se renovar da TV Câmara e eu parabenizo os profissionais que fazem parte dessa história”, acrescentou.
O diretor de Comunicação da CMJP, Suetoni Souto Maior, avaliou a importância do canal legislativo na vida dos cidadãos. “Como as leis impactam a vida das pessoas, que direitos são criados pelas leis, como os cidadãos podem cobrá-los e como tem sido o trabalho do vereador – as respostas estão na programação da TV Câmara. Nesses 20 anos, a TV evoluiu e acrescentou à missão original de dar transparência à atuação parlamentar um trabalho voltado à cidadania, serviços, história e educação”. O prefeito em exercício Leo Bezerra (PSB) disse que tem raízes na Câmara Municipal e que testemunhou o nascimento da TV Câmara, bem como o seu crescimento, tornando-se “a potência que é hoje”. Lembrou que na pandemia de covid-19, quando as escolas fecharam, a TV Câmara levou aulas aos estudantes. “Quero parabenizar a todos os que fazem essa emissora”, concluiu. Houve entrega de placas comemorativas do evento a várias personalidades que contribuíram com seu desenvolvimento, como os ex-presidentes da Câmara Durval Ferreira, Marcus Vinícius, Severino Paiva, João Corujinha e Fernando Milanez, assim como dirigentes de sistemas de comunicação e o jornalista Luís Tôrres, primeiro apresentador da emissora.