Uma brasileira, natural da Paraíba, entrou na lista da revista Forbes das mulheres mais poderosas do mundo em 2023. Tarciana Paula Gomes Medeiros, natural de Campina Grande, é a presidente do Banco do Brasil e a única brasileira na lista. Tarciana assumiu a chefia do banco estatal em janeiro deste ano e é a primeira mulher a assumir a presidência do banco em 214 anos de história. A listagem da revista norte-americana foi divulgada anteontem, e ela figura na vigésima quarta posição no ranking da revista, na categoria de “Finanças”.
Na descrição feita pela revista, é apontado que a paraibana atua no banco desde 2000 e, antes de chegar à presidência, supervisionou o escritório de varejo da empresa. Antes de ingressar no Banco do Brasil, Tarciana trabalhou como professora. Defensora apaixonada das políticas ambientais, ela falou na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2023 sobre a importância de obter mais financiamento para empresas ambientalmente sustentáveis, explica o perfil. A revista também cita que, em setembro, o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento firmaram uma parceria para investir US$ 250 milhões (cerca de 1,22 bilhão) em recursos de energia e infraestrutura sustentável.
A lista tem, em primeiro lugar, a atual presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, seguida por Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu e Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos na terceira posição. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, aparece na quarta posição, enquanto a cantora e compositora norte-americana Taylor Swift apareceu na quinta posição. Nesta quinta-feira, a revista Time nomeou a estrela pop como a sua “Personalidade do Ano”. A boneca Barbie, que ganhou um filme este ano, é a última da lista, aparecendo na centésima posição. A lista da revista Forbes informa categorias para as mulheres citadas, sendo elas Política, Mídia e Entretenimento, Negócios, Finanças, Filantropia e Tecnologia.