O deputado federal Ruy Carneiro, do Podemos, reagiu, indignado, ao que chamou de “fake news” espalhadas pelo comunicador Nilvan Ferreira e o deputado estadual Walbber Virgolino. Ambos, conforme Ruy, distribuíram informações falsas sobre a votação de um projeto de lei que trata da simplificação da linguagem em órgãos públicos no Brasil. O projeto 6256/2019, votado pela Câmara, não tem absolutamente nada a ver com linguagem neutra – ao contrário, institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.
Conforme Ruy, o texto deixa claro que a linguagem a ser utilizada nas repartições precisa conter o vocabulário ortográfico da língua portuguesa, sem mencionar nenhum tipo de linguagem neutra. “Nilvan e Walbber estão espalhando mais uma mentira, mais uma fake news com interesse meramente eleitoreiro. O projeto que foi votado tem o objetivo de simplificar a comunicação nos órgãos e entidades da administração pública. A preocupação é justamente para evitar o uso de termos técnicos, siglas e expressões de alta complexidade. Isso quer dizer inclusão, para que todas as pessoas entendam com clareza o que é comunicado nesses locais”, esclareceu.
O parlamentar destacou ainda que a tentativa de desvirtuar o debate e levar as discussões para o campo ideológico já havia sido descartada pelos líderes partidários. “O acordo firmado antes das votações deixou bem claro que não existia nenhum sentido em inserir discussões sobre linguagem neutra nesse projeto específico sobre repartições. Quem votou contra o destaque, votou por não misturar as temáticas. Não tinha nada a ver com posição favorável a linguagem neutra”, acrescentou.
Segundo o parlamentar, essa tentativa de confundir a população é mais uma vez baseada em mentiras e falta de propostas. “Com Nilvan é sempre na base da mentira. Ele não tem nenhum trabalho para mostrar na educação. Nunca fez nada de concreto para a cidade de João Pessoa e só vive de ataques. Walbber, que me apoiou e disse que estava comigo, agora entrou no time das fake news. Esse tipo de política eu não faço. Vou continuar trabalhando da maneira que eu acredito: com propostas e sempre defendendo a verdade”, concluiu.