O governador João Azevêdo exaltou, em São Paulo, a premiação da Paraíba por projetos desenvolvidos na área da Educação. O Estado foi vencedor do Prêmio Liderança Pública, na categoria “Legado CLP”, com os projetos “Pacto Alfabetiza Mais Paraíba” e “Desafio Nota Mil”. O anúncio ocorreu na capital paulista, ontem, durante o sexto encontro nacional de liderança e gestão pública, promovido pelo Centro de Liderança Pública cujo tema foi “Transformação, Impacto, Valor Público e Rede de Líderes”. João Azevêdo também participou de um painel sobre Democracia Digital.
Na ocasião, ele ressaltou o compromisso da gestão com a melhoria das ações pedagógicas que têm elevado os índices de aprendizagem na rede estadual de ensino. “A Paraíba conquista mais um reconhecimento nacional na educação, política pública que é prioridade do nosso governo, pois, através dela, oferecemos às crianças e aos jovens as condições de realizarem seus sonhos e de terem um futuro de grandes oportunidades”, frisou. Os projetos do Estado foram inscritos no CLP pelo vice-governador Lucas Ribeiro, que também esteve presente no evento. A premiação teve o objetivo de reconhecer boas práticas que contribuem para uma gestão pública mais eficiente.
– Um prêmio importante para projetos que estão transformando a educação paraibana, Um resultado que deixa a gente muito feliz, principalmente por saber do impacto real na vida dos nossos estudantes. É o reconhecimento de uma gestão pública eficiente e de uma equipe dedicada, sob a liderança do nosso governador João Azevêdo, que não mede esforços para fazer a diferença na Educação da Paraíba – destacou Lucas Ribeiro.
O Pacto Alfabetiza Mais Paraíba é um projeto que visa qualificar o trabalho de alfabetização das crianças no regime de colaboração com os municípios, com investimentos de R$ 23 milhões por ano, destinados à elaboração de material didático-pedagógico, concessão de bolsas para formação de profissionais, articulação e mobilização, desenvolvimento de capacidade e avaliações de monitoramento. Já o Desafio Nota Mil objetiva mobilizar, interagir com os estudantes da rede estadual de ensino e manter uma rotina de estudos focada na produção e avaliação de redações, com ênfase no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Durante a participação no painel “Democracia Digital”, o governador João Azevêdo destacou as ações para ampliar a oferta de serviços digitais à população e evidenciou a participação popular nas decisões da gestão, por meio do Orçamento Democrático.