O governador João Azevêdo autorizou, ontem, em solenidade no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a ordem de licitação das obras do Complexo Rodoviário que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, a tão esperada Ponte do Futuro, cujos investimentos somam R$ 500 milhões de recursos próprios do Estado. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual apresentou o projeto da Ponte como uma obra importante, que beneficiará o complexo rodoviário e a logística do Porto de Cabedelo, pontuando que a construção representa uma importante intervenção na mobilidade urbana e no desenvolvimento econômico, pois eliminará gargalos logísticos e fomentará o turismo no Litoral Norte da Paraíba.
As obras terão início no quilômetro 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes – a primeira com extensão de 2 km, ligando a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2m, pista de passeio com 3,3m, ciclovia de 2,5m e acostamento de 2,5m. A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre a linha férrea de 40 m e um mirante. A segunda parte terá uma extensão de 480m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena. O complexo rodoviário contará, também, com o prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 5 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019, e adequação da PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500m.
Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem. O governador João Azevêdo ressaltou que o complexo rodoviário representa desenvolvimento econômico para a Região Metropolitana de João Pessoa. “Essa obra permitirá o desenvolvimento turístico de todo o Litoral Norte da Paraíba, dará uma nova dinâmica ao Porto de Cabedelo, que ganhará uma nova retroárea,e fará com que a mobilidade urbana de João Pessoa seja impactada”, frisou.
O gestor também destacou o novo momento da Paraíba, que tem recebido obras e políticas públicas importantes do governo. “Nós celebramos o crescimento de 10% do PIB da Paraíba, a quantidade de empregos gerados, os novos voos que têm gerado um novo dinamismo na economia, o rating A do Tesouro Nacional, o Centro de Convenções de Campina Grande, o Polo Turístico Cabo Branco, o Hospital da Mulher, o Hospital de Clínicas de Campina Grande, o Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão, o Opera Paraíba, o Coração Paraibano, travessias urbanas, concursos públicos, creches, R$ 1,2 bilhão na agricultura familiar, as adutoras do Cariri e Curimataú, além do cuidado com as mulheres, com a segurança alimentar, com o esporte e a cultura”, acrescentou.
O secretário Deusdete Queiroga, da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, destacou que as obras fortalecerão a economia do Estado e deverão ser entregues no primeiro semestre de 2026. “O complexo rodoviário irá criar uma nova fronteira industrial na Paraíba, facilitará também a mobilidade urbana para quem se deslocar ao Litoral Norte, gerando economia de tempo. A Paraíba tem o maior programa rodoviário do Nordeste, com R$ 3 bilhões de investimentos, resultado da eficiência fiscal do governo”, falou. O superintendente do DER Paraíba, Carlos Pereira, afirmou que a Ponte do Futuro será a maior obra da história da Paraíba. “Esse é um momento histórico para o Estado porque a sensibilidade do governador João Azevêdo diante dos engarrafamentos diários na Região Metropolitana de João Pessoa irá resolver esse problema. Será uma das maiores pontes do Nordeste, dando uma nova vida à região da Guia, que é conhecida pelo turismo religioso, além de retirar o tráfego pesado que entra e sai de Cabedelo, ou seja, é uma obra fundamental e monumental”. O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, destacou o impacto da obra para o crescimento do Porto de Cabedelo, pontuando: “Esta é a maior obra de todos os tempos na Paraíba”.