A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) realizou, ao longo do ano, um mapeamento completo das estradas rurais que precisavam de serviços de manutenção. Além da manutenção rotineira, a Seagri tem realizado diversas melhorias em estradas vicinais, visando melhorar as condições de tráfego e o acesso às propriedades, favorecendo o transporte de cargas e o deslocamento dos moradores da zona rural até as rodovias pavimentadas que interligam a zona rural ao perímetro urbano.
Desde março do corrente ano, a equipe de limpeza de estradas iniciou a recuperação das malhas centrais dos distritos da cidade. Mesmo antes do período de São João, os serviços iniciaram no distrito de Galante, onde foram realizadas a limpeza e patrolamento das principais vias do distrito, facilitando assim o fluxo de visitantes e turistas no período junino. Após conclusão desta etapa que antecedeu o período de São João, a patrulha mecanizada se deslocou para limpeza e conservação de estradas e construção de açudes nos distritos de Catolé de Boa Vista e São José da Mata.
Por determinação do prefeito Bruno Cunha Lima e o empenho do secretário Renato Gadelha, diversas obras já foram concluídas e entregues à população e outras se encontram em fase de acabamento. Neste momento, as máquinas estão no Distrito de Galante, onde já realizaram a limpeza e patrolamento das localidades de Jorge de Cima, Jorge de Baixo, Jacu, Bela Vista, Várzea do Arroz, Lagoa do Surrão, Massapê, Santana, Tatu de Baixo,Tatu de Cima, todas no mesmo distrito.
Corte de terra
Com a chegada das chuvas, a equipe da Secretaria de Agricultura de Campina Grande (Seagri), está nos distritos de Catolé de Boa Vista e São José da Mata, realizando o corte de terra para plantação de Palma Forrageira. Só nesta semana, atendendo à solicitação dos pequenos produtores já realizou o corte de terra nas localidades de Venâncio Tomé, Queimada da Ema e Sítio Lucas. As próximas localidades serão Assentamento Vitória, Açude de Dentro e Boi Velho, todos no distrito de Catolé de Boa Vista.
No distrito de São José da Mata, o corte para plantação de palma já ocorreu na localidade de Quebra Quilo, Antonio Eufrasino e sítio Cajazeiras. O secretário Renato Gadelha ressalta que os serviços são contínuos e obedecem a uma sequência de solicitação dos próprios agricultores. O serviço é gratuito e atenderá a todos os solicitantes que desejem plantar palma neste período. Para solicitar o serviço de corte de terra, destinado a plantação de palma forrageira, basta comparecer e fazer a solicitação do serviço, na sede da Secretaria de Agricultura, que fica localizada na Rua Duque de Caxias, 83, Bairro Prata.