Está confirmada para janeiro a investidura do primeiro suplente Raniery Paulino (Republicanos) no mandato de deputado federal, na vaga do deputado Wilson Santiago, que, por sua vez, irá assumir por um período a Secretaria de Representação Institucional do governo do Estado em Brasília. A informação foi dada, ontem, pelo deputado federal Hugo Motta, presidente do Republicanos, lembrando que a ascensão de Raniery faz parte da estratégia de rodízio adotada pelo seu partido para prestigiar líderes da agremiação.
– Trata-se do cumprimento de um pacto interno feito pelo Republicanos no sentido de prestigiar as suas lideranças e abrir espaço para que elas também possam contribuir com a formulação de propostas que interessam ao povo da Paraíba e que também beneficiem o país – explicou o deputado Hugo Motta, acrescentando que a investidura de Raniery tem o apoio dos deputados Murilo Galdino (federal) e Adriano Galdino(estadual), do próprio Wilson Santiago e do governador João Azevêdo (PSB).
Nas eleições de 2022, o Republicanos conseguiu eleger três representantes à Câmara – Hugo Motta e Wilson Santiago (reconduzidos) e Murilo Galdino, que exerce pela primeira vez o mandato e é presidente do diretório municipal da legenda em Campina Grande. Raniery Paulino, filho do ex-governador Roberto Paulino, obteve expressiva votação mas acabou ficando na primeira suplência. Em meio ao desenrolar da própria campanha eleitoral, os candidatos do Republicanos firmaram o pacto de promoção do rodízio para dar oportunidade aos seus líderes, tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa, onde são oito os parlamentares eleitos.
Por outro lado, transcorrem, em Brasília, articulações para a eleição do deputado federal Murilo Galdino para o posto de coordenador da bancada da Paraíba no Congresso, composta, ainda, pelos três senadores – Daniella Ribeiro, Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho. Murilo já contaria com dez votos assegurados para a sua ascensão ao cargo, no qual substituirá o deputado federal Damião Feliciano, do União Brasil. O coordenador da bancada federal em Brasília tem a missão de encaminhar reivindicações de interesse do Estado junto ao governo e demandar soluções para pleitos que tramitam em ministérios e outros órgãos da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.