Uma pesquisa estimulada do Instituto Opinião, de Campina Grande, contratado pela “Rede Mais”, aponta o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas) na liderança das intenções de voto para as eleições municipais de 2024, com 33,3% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Ruy Carneiro, do Podemos, com 14,5% e pelo radialista Nilvan Ferreira (PL), com 13,6%. O deputado estadual e ex-prefeito Luciano Cartaxo, que luta para ser indicado candidato do PT, soma 12,3%. Ruy, Nilvan e Luciano estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados foram divulgados ontem à noite no programa de rádio “Hora H”, na rádio Popm FM 89,3 e pelo portal MaisPB.
O ex-ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro, Marcelo Queiroga, aparece na última colocação, com 3,1% da preferência do eleitorado da capital paraibana. Oficialmente ele é o pré-candidato do PL, já que conta com o apoio do ex-presidente Bolsonaro, do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto e do presidente estadual, deputado federal Wellington Roberto. Nilvan Ferreira, que contesta a imposição do nome de Queiroga, está para anunciar filiação a outro partido, a qualquer momento, devendo ser seguido pelo deputado federal Cabo Gilberto Silva e pelo deputado estadual Walbber Virgolino. Mesmo fora dos quadros do PL, Nilvan Ferreira já revelou que continuará defendendo bandeiras bolsonaristas no palanque, bem como formulando críticas às administrações de Cícero Lucena e do governador João Azevêdo.
No levantamento espontâneo feito pelo Opinião (quando os nomes não são apresentados no questionário), Cícero Lucena também lidera. O atual prefeito de João Pessoa é mencionado por 20% dos eleitores, enquanto Nilvan Ferreira é citado por 2,9%, Ruy Carneiro por 2,8% e Luciano Cartaxo por 2,6%. Ainda são referidos o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) com 0,9% das menções, a deputada petista Cida Ramos, com 0,5%, o pastor Sérgio Queiroz, com 0,1% e o secretário Tibério Limeira com 0,1%. Brancos, nulos e nenhum somam 10,9%, enquanto 57,3% dos eleitores estão indecisos ou não souberam responder. A pesquisa do Instituto Opinião foi realizada em João Pessoa nos dias 26 e 27 desta semana de dezembro, entrevistando 800 eleitores em diferentes bairros de João Pessoa. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95%.