O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), revelou que vai se empenhar com afinco para conciliar a produção da Casa com a campanha eleitoral de 2024, quando parlamentares disputarão prefeituras ou outros mandatos e outros percorrerão municípios apoiando lideranças do seu esquema político. Salientou que, para tanto, pretende se reunir com o colegiado de líderes a fim de definir uma pauta que não venha a causar solução de continuidade aos trabalhos legislativos, lembrando que em 2023 a Casa de Epitácio Pessoa bateu recordes de produtividade, apesar de dificuldades enfrentadas, algumas remanescentes do período de calamidade da covid-19 no Estado. “O desempenho proativo da Assembleia foi reconhecido pela própria sociedade”, lembrou.
Ele fez menção, especialmente, às Sessões Itinerantes que foram promovidas em municípios de diferentes regiões, possibilitando aos deputados o conhecimento das demandas mais urgentes e, ao mesmo tempo, a coleta de subsídios para formulação de propostas, muitas das quais viraram leis, no Plenário da Assembleia. “Tenho certeza que haverá esforço concentrado para votação e aprovação de matérias relevantes, do interesse da população paraibana, que cabe ao Legislativo representar com legitimidade. Nesse sentido, há uma consciência dos próprios deputados-candidatos de fazerem a sua parte”, acrescentou. A Assembleia Legislativa entrou em período de recesso até o dia 31 do corrente mês, mas com previsão de iniciar os trabalhos, concretamente, no dia 20 de fevereiro. Por enquanto, seis deputados estaduais lutam para ser pré-candidatos a prefeito nas eleições de outubro.
No PT, os deputados Luciano Cartaxo e Cida Ramos mobilizam-se para conseguir a indicação oficial em João Pessoa. O líder do governo, Chico Mendes (PSB), será candidato a prefeito de Cajazeiras, no Alto Sertão, com o apoio do governador João Azevêdo. A deputada doutora Paula Francinete (PP) será candidata a prefeita em São João do Rio do Peixe, o deputado Eduardo Brito em Mamanguape e o deputado Inácio Falcão (PCdoB) em Campina Grande. Há os que não estarão disputando, mas participando de disputas, como o próprio presidente Adriano Galdino, cuja esposa, Eliane, é candidata natural à reeleição em Pocinhos. Já o deputado estadual Fábio Ramalho, ex-prefeito de Lagoa Seca, que assumiu recentemente a presidência estadual do PSDB, terá que dividir seu tempo com o trabalho de organização da legenda e de fortalecimento de candidaturas em diversos municípios.