Na edição de hoje do Diário Oficial do Estado foi publicado ato do governador João Azevêdo nomeando o deputado federal Wilson Santiago, do Republicanos, como novo secretário de Representação Institucional do Governo da Paraíba em Brasília. Ele substitui a esposa, Suely Alves de Oliveira, cujo ato de exoneração também foi publicado na mesma edição deste dia 03. Com isto, Santiago se licencia do mandato na Câmara dos Deputados pelo período de quatro meses, facilitando a ascensão à titularidade do primeiro suplente Raniery Paulino, representante da região de Guarabira, no Brejo paraibano.
Wilson Santiago afirmou que à frente da Secretaria de Representação Institucional dará continuidade ao cronograma de demandas da administração do governador João Azevêdo junto a ministérios e a órgãos importantes do governo federal, contribuindo para encaminhamento de solução dos pleitos formulados pelo próprio chefe do Executivo durante viagens seguidas a Brasília. Ele acredita que terá uma atuação exitosa, pelo bom relacionamento do governo paraibano com o governo federal e manifestou a expectativa de contar com o reforço de integrantes da bancada do Estado que são alinhados com a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Já Raniery Paulino disse que vem se preparando para a investidura desde o anúncio, pelo Republicanos, do rodízio na bancada como forma de contemplar lideranças que participaram e concorreram nas eleições de 2022. Ele abriu mão de uma candidatura à reeleição à Assembleia Legislativa para tentar ascender à Câmara e obteve uma votação expressiva. Agora, afirma que no período de permanência na titularidade espera corresponder às demandas do povo paraibano como um todo. Raniery já avisou que pretende assumir o mandato usando uma gravata que pertenceu ao ex-governador José Maranhão (MDB), que lhe foi dada de presente pela viúva, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcante Maranhão. Filho do ex-governador Roberto Paulino, Raniery considera que José Maranhão foi “o maior governador da Paraíba” na história recente, tendo ficado popularizado como “Mestre de Obras” pelos investimentos carreados para diversas localidades do Estado.
O deputado federal Hugo Motta, presidente estadual do Republicanos, ressaltou que a ascensão de Raniery Paulino demonstra, mais uma vez, que o seu partido “cumpre compromissos, cumpre a palavra empenhada”, lembrando que a proposta de rodízio para a ascensão de suplentes foi debatida em plena campanha eleitoral de 2022, internamente, e tem contemplado parlamentares tanto na Câmara como na Assembleia Legislativa. O Republicanos pretende participar ativamente das eleições municipais deste ano no maior número de municípios e o nome de Raniery Paulino frequente a lista de cogitações para disputar a prefeitura de Guarabira, que já foi ocupada por seu pai e por sua mãe, Fátima Paulino.