O governo da Paraíba realizou, na manhã de ontem, em João Pessoa, o lançamento do Trigésimo Sétimo Salão do Artesanato Paraibano, que homenageará a riqueza artesanal dos quilombolas com o tema “Quilombo, Arte à Flor da Pele”. Na ocasião, foram apresentadas à imprensa as novidades desta edição, como a megaestrutura inédita e algumas atrações culturais do evento, que terá nomes como Sandra Belê na abertura, Nathalia Bellar e Escurinho. A Trigésima Sétima Edição do Salão do Artesanato Paraibano, realizado em parceria com o Sebrae-PB, será aberta na sexta-feira, 12, prosseguindo até o dia 4 de fevereiro no estacionamento do Hotel Tambaú, na orla da Capital.
A primeira=-dama do Estado, Ana Maria Lins, presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano, ressaltou que a homenagem do Salão do Artesanato às comunidades quilombolas representa a política de valorização do governo da Paraíba às minorias. “Quando fizemos as visitas técnicas aos quilombos, eu senti que eles estavam carentes, precisando de apoio. E o governador João Azevêdo, com o Sebrae, teve a sensibilidade de homenagear o rico artesanato dos quilombos, uma homenagem muito bem merecida. Com certeza, será um grande Salão, principalmente para os quilombolas, que terão grandes resultados em breve”, disse.
Ana Maria Lins afirmou que ainda na primeira gestão o governador João Azevêdo atendeu um desejo antigo dos artesãos e artesãs que queriam a realização do Salão na orla de João Pessoa. Já
Camila Mariz, também da coordenação, frisou que o Salão é o apogeu de um trabalho realizado pela equipe do PAP ao longo do ano. “Eu tive a oportunidade de conhecer esse trabalho, visitar os quilombos e entrar em contato com a realidade das pessoas, pois eu acredito que é isso que faz a diferença. A homenagem às comunidades quilombolas é um momento de trazer esse resgate da história, da arte, e de fomentar a economia”, comentou.
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou a oportunidade de geração de renda trazida pelo Salão. No edital público deste ano foram registradas mais de 900 inscrições, o que já demonstra o sucesso do Salão do Artesanato, “segmento que tem recebido políticas públicas na gestão do governador João Azevêdo para que seja fortalecido ainda mais”, nas suas palavras. A secretária da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, ressaltou a importância da homenagem do Salão do Artesanato para as comunidades quilombolas.