A secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, ex-deputada Pollyanna Dutra (PSB), declarou, ontem, que é favorável à desincompatibilização do governador João Azevêdo do cargo para concorrer a uma vaga ao Senado nas eleições de 2026, mas observou que esta é uma decisão pessoal do chefe do Executivo e que irá respeitar o posicionamento que ele adotar, qualquer que seja. As declarações foram feitas à rádio Arapuan, no programa “60 Minutos”, em que a secretária abordou os programas sociais que tem realizado à frente da Pasta, elogiou a escolha do jurista Ricardo Lewandowski para ministro da Justiça e Segurança Pública e falou, empolgada, dos canais de interlocução do governo da Paraíba com a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem ela é amiga pessoal.
Pollyanna Dutra, que foi candidata ao Senado nas eleições de 2022, ficando em segundo lugar e alcançando uma votação expressiva, apesar de ter sido lançada de última hora em substituição ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), que preferiu pleitear a reeleição, ressaltou que são indiscutíveis os méritos do governador João Azevêdo para representar o Estado no Senado Federal. “É um quadro de valor, que conhece profundamente a realidade da Paraíba, além de atuar como presidente do Consórcio Nordeste e, ao mesmo tempo, estar antenado com a realidade nacional”, acrescentou. Para ela, o governador é um “debatedor qualificado”, que ofereceria contribuição de nível à discussão dos grandes temas que mobilizam o país.
A ex-deputada e ex-candidata ao Senado afirmou que não se arrepende de ter concorrido a uma cadeira no Senado contra pesos-pesados da política paraibana como o ex-governador Ricardo Coutinho (PT). Revela que foi convocada pelo governador João Azevêdo e por outras lideranças políticas para cumprir uma missão e teve a oportunidade de abordar bandeiras do interesse da população paraibana, além de dialogar com pessoas do povo sobre suas carências e suas urgências na atual conjuntura. A secretária de Desenvolvimento Humano considera que o segundo governo de João Azevêdo experimenta um maior dinamismo graças ao entrosamento com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ele apoiou nos dois turnos da eleição presidencial de 2022 contra Jair Bolsonaro.
– A Paraíba tem tido atenção, tem tido acolhida nos ministérios, em diferentes gabinetes do governo federal, e isto tem sido importante para a implementação de projetos compartilhados em regime de cooperação com a administração estadual e com gestores municipais – observou Pollyanna Dutra. Ela deverá ter atuação nas eleições municipais, sobretudo, na sua cidade de Pombal, onde um filho deverá concorrer à prefeitura. Em termos gerais, vê grandes chances de vitória para candidaturas do bloco alinhado com o governador João Azevêdo nas eleições municipais, em inúmeras cidades de diferentes regiões da Paraíba. Segundo ela, a receptividade do governo de João Azevêdo é grande, pelas ações empreendidas e pelos compromissos que estão sendo cumpridos com a população paraibana.