O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicará dois dias desta semana apenas para cumprir agendas na Região Nordeste. Na quinta-feira e sexta-feira, o chefe do Executivo participará de quatro eventos nos Estados da Bahia, Pernambuco e Ceará. Os compromissos de Lula na região começam às 10h na quinta em Salvador, Bahia. Na ocasião, o petista assinará um acordo de parceria para implementação do Centro Tecnológico Aeroespacial da Bahia (Senai-Cimatec).
Às 13h estava previsto para o presidente inaugurar a Universidade Federal do Vale do São Francisco em Paulo Afonso, na Bahia, mas a agenda foi suspensa por enquanto. Ficou mantida, no entanto, a ida a Ipojuca (PE) às 17h30 para visitar a refinaria Abreu e Lima. Na sexta, o chefe do Executivo atenderá a cerimônia de troca do Comando Militar do Nordeste em Abreu e Lima, depois partirá para Fortaleza, para o lançamento do campus do Instituto Tecnológico Aeroespacial na capital.
A viagem ao Nordeste vai de encontro a uma promessa de Lula no ano passado, quando estabeleceu a meta de “viajar o Brasil” em 2024. Além de fiscalizar obras, o presidente poderá aproveitar as viagens para se aproximar de agentes políticos e de eleitores, em ano de pleito municipal. Na Paraíba, autoridades do governo do Estado não deram qualquer informação sobre possível data para visita de Lula ao Estado.