O secretário de Educação da Paraíba, Roberto Souza, comemorou o destaque alcançado pelo Estado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente à edição de 2023, figurando em terceiro lugar no ranking dos Estados com maior participação. Os resultados do Exame foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação e houve um índice de participação de 68% no país. Na Paraíba, os dados revelam que na rede pública de ensino, que conta com 32.697 matrículas, 92,0% dos alunos, ou seja, 30.068, se inscreveram para o Enem. “A participação expressiva dos estudantes paraibanos no Enem 2023 é um reflexo do comprometimento com a educação e do reconhecimento da importância desse exame para o futuro acadêmico e profissional”, afirmou o secretário Roberto Souza.
Por outro lado, a qualidade da educação no Nordeste foi reafirmada com a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração e aplicação da prova, a região nordestina foi a que mais concentrou notas mil – a nota máxima – na redação. Ao todo, foram 60 notas mil na redação, sendo que 25 delas foram de estudantes do Nordeste, o que representa 41,66% do total. Já os Estados com mais notas mil foram São Paulo e Rio de Janeiro – sete em cada um. Trata-se do maior número de notas mil na redação do Enem desde 2016 quando foram registradas 77 notas máximas. Em 2022, apenas 18 estudantes atingiram a maior pontuação.
Este ano, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A nota do texto é considerada decisiva para a aprovação no exame que garante o acesso universitário, visto que tem peso alto na correção e é utilizada como critério de desempate. Na Paraíba, visando consolidar informações importantes para o planejamento educacional no Estado, a Secretaria de Educação lançou uma plataforma de coleta de dados para que os estudantes possam acessar e preencher com seus resultados no Enem 2023. O secretário Roberto Souza convidou os estudantes a compartilharem suas conquistas e pontuações por meio do link oficial, disponibilizado pela Secretaria. A coleta desses dados não apenas proporcionará uma visão abrangente do desempenho educacional no Estado mas também subsidiará iniciativas que visam o aprimoramento contínuo do sistema de ensino. A colaboração dos estudantes é apontada pelo secretário como fundamental para a construção de estratégias mais eficazes e personalizadas, garantindo um futuro educacional ainda mais promissor para todos.