O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), vice-presidente do Senado Federal, confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá visitar a Paraíba no dia 26 deste mês. A confirmação teria sido repassada ao parlamentar pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante contato que manteve com ele em Brasília. A previsão é de que o presidente da República participará da entrega de unidades habitacionais na cidade de Patos, na região das Espinharas.
O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Jackson Macêdo, frisou que há, realmente, a possibilidade da vinda do presidente Lula ao Estado, mas a agenda oficial deverá ser repassada ainda pelo Palácio do Planalto. Deixou claro que o gesto será uma demonstração de atenção de Lula para com os paraibanos, que lhe conferiram votações expressivas na campanha eleitoral de 2022, bem como uma renovação de compromissos do terceiro governo do petista com as demandas de Estados do Nordeste.
Jackson lembrou que o roteiro do presidente Lula não contempla apenas localidades do Nordeste e que o presidente da República tomou a decisão, este ano, de concentrar viagens pelo território nacional, diferentemente do que aconteceu no ano passado, quando percorreu diferentes países a pretexto de “reapresentar o Brasil” ao mundo depois dos desacertos da Era Jair Bolsonaro. Esta semana, Lula esteve em Estados nordestinos como Bahia e Pernambuco e, no intervalo de cerimônias oficiais, alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro, rebatendo críticas que este tem formulado e falando as ações que sua gestão tem empreendido para “reinserir o Brasil” no contexto internacional.
Veneziano é um dos líderes paraibanos com prestígio junto ao Palácio do Planalto, dividindo espaços com o governador João Azevêdo, do PSB, e com o deputado federal Hugo Motta, presidente do Republicanos no Estado, bem como com líderes petistas.