Integrantes da Associação dos Ambientalistas e Moradores do Jardim Oceania (Amjo) se reuniram, sob a sombra de cajueiros, na manhã deste domingo, para definir a programação do Bloco do Manjericão. Ficou definido que o Bloco se concentrará no Eco Bosque, próximo sábado (3), às 15h. O Desfile vai passar na Eco Praça e dispersar no Maceió do Bessa, onde se verifica um aumento da devastação Ambiental.
O Eco Bosque fica localizado na Rua José Simões de Araújo, já o ‘Maceió do Bessa’, na orla do Bessa, mais precisamente no início da Avenida Campos Sales. A área de preservação ambiental está ameaçada pelo despejo de lixo, desmatamento, ocupação ilegal por barracas e pelo aterramento da área para estacionar carros. Conforme o Código Florestal, a vegetação ao largo do maceió serve para manter fixa a duna, evitando que o vento espalhe a areia da praia. Também serve de abrigo para aves migratórias e diversa outras espécies de animais, mantendo o equilíbrio do meio ambiente. Ainda podemos salvar o ‘Maceió do Bessa’.
Conforme uma das moradoras do Jardim Oceania e que contribui com a luta pela preservação do meio ambiente, Rosa Alves Pereira, o maceió é uma área onde o rio deságua no mar em forma de lagoa. “Essa lagoa ajuda a administrar o fluxo dessa água que vai desaguar. Ao mesmo tempo que previne quando a maré está cheia, de a água do mar entrar direto no terreno, ficando um pouco ali naquela região”, explicou.
Ela lembrou que a área é de preservação ambiental, protegida pela lei municipal, estadual e federal e, inclusive, sinalizada nesse sentido. “A ideia é que a comunidade possa, não só intervir, mas observar outras áreas que estão sendo devastadas e tendo a vegetação nativa suprimida e que também são áreas de preservação ambiental”, declarou.