O senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB), vice-presidente do Senado Federal, está em Moscou, na Rússia, representando o Parlamento em missão oficial. Ele participa da trigésima primeira edição da PRODEXPO 2024, uma feira internacional de alimentos, bebidas e matérias primas alimentares da Rússia e do Leste Europeu, realizada no Expocentre Fairgrounds. Veneziano viajou a convite dos Brics e da Embaixada Brasileira na Rússia.
O parlamentar informou que o evento tem uma destacada importância para o Brasil, considerando as possibilidades de fortalecimento e ampliação das relações comerciais do país com a Rússia e outros 30 países, muitos deles integrantes do Brics, que é formado por África do Sul, Brasil, Rússia, Índia, China, Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Irã.
“É uma oportunidade que o Brasil, através de sua Embaixada e da Apex – Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, que é responsável em fazer as relações e garantir mercados à nossa exportação, têm de poder consolidar espaços e ampliá-los. O Brasil tem um fluxo em torno de 11 bilhões de dólares com a Rússia, mas há um déficit considerável ainda, ao nosso desfavor, e esses momentos dão-nos a condição de poder abrir fronteiras com os produtos agropecuários que, sabidamente, o Brasil bem os tem”, destacou Veneziano.
O evento foi aberto nesta segunda-feira e prossegue até a sexta-feira, oferecendo produtos de todo o mundo, desde alimentos e bebidas essenciais até especialistas, bem como alimentos orgânicos, esportivos e saudáveis e produtos exóticos. Na PRODEXPO é apresentada a maior vitrine de bebidas alcoólicas e vinhos, da Rússia e de mais 30 países. Até 14% das novidades são apresentadas anualmente na feira.