Nonato Guedes
Ao comparecer, ontem, à Assembleia Legislativa da Paraíba para entrega da mensagem do Executivo na reabertura dos trabalhos parlamentares, o governador João Azevêdo (PSB) enfatizou que aqui, felizmente, reinam a paz e a governabilidade, únicos meios seguros para o pleno e contínuo desenvolvimento”, no que a muitos pareceu uma analogia com o ambiente de confronto entre Poderes reinante em Brasília. “O embate que se avizinha, o eleitoral, esse já aprendemos a lidar e conviver, sem afetar de forma direta planos, projetos e cronogramas”, prosseguiu João Azevêdo, adiantando: “Eleições, como sempre, têm seu tempo de impacto, de envolvimento popular, mas estou convicto de que o espírito democrático deve prevalecer sobre quaisquer outros interesses. Temos uma democracia madura e um espírito pacífico. Apesar do natural acirramento dos ânimos, a Paraíba é um dos Estados que sempre deu exemplo de eleições bastante disputadas, até renhidas, mas ao final das contas pacíficas e ordeiras. As eleições passam, começam e terminam. Viram história. A Paraíba e o Brasil ficam, continuam e precisam ter mais futuro”.
O chefe do Executivo agradeceu ao povo paraibano “que tem endossado as ações do Governo de forma contagiante e, mais que isso, apontado caminhos e apresentado propostas, através do Orçamento Democrático, essa inovadora ferramenta de gestão, e das representações políticas federais, estaduais e municipais”. Além do mais, disse ser preciso reconhecer o papel crucial da Assembleia Legislativa da Paraíba para uma governabilidade plena, equilibrada e recheada de avanços. Conforme João Azevêdo, a Paraíba está e chegou aonde chegou por conta da união das forças sociais, políticas e econômicas. O Governo, frisou ele, vem fazendo sua parte, assim como a sociedade e os parlamentares estaduais. “Agora, iniciamos uma nova etapa. Esperamos resultados ainda melhores para a Paraíba e os paraibanos. Continua não sendo fácil, mas já está evidenciado que é possível. Sabemos dos desafios que nos aguardam, mas nada pode amedrontar ou travar quem batalha em prol dos seus com espírito público, método e disciplina”, expressou o ex-presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), dirigindo-se ao deputado Adriano Galdino (Republicanos), presidente do colegiado parlamentar.
– Nesses cinco anos à frente do Governo, francamente me impressionaram e me ajudaram muito a postura democrática e a disponibilidade de entendimento deste Poder Legislativo quando o assunto é o interesse do Estado. É por isso que a Paraíba tem dado certo. E é por isso que nosso Governo tem colecionado, em cinco anos, um conjunto de conquistas jamais visto em igual período. São feitos cujos resultados estão espelhados em dados divulgados pelo IBGE. Nos últimos anos, por exemplo, o PIB da Paraíba deu um salto de oito posições, superando as taxas dos vizinhos Estados da região, alçando a nossa Paraíba da décima oitava para a décima posição entre os Estados brasileiros, o que representa um crescimento de 9,9 pontos percentuais, taxa que supera a da região (4,3%) e também a do país (4,8%). Mas esses índices alcançados pela Paraíba nos últimos anos não nos servem apenas de orgulho. Nos servem, sobretudo, de estímulo e atuam como cartões de crédito para os paraibanos e para os que nos visitam, destacadamente para os que buscam mercados e ambientes seguros para novos negócios. Na avaliação dos observadores independentes, somos o segundo Estado mais competitivo do nordeste, abrindo portas para a chegada de novas empresas e empregos – pontuou.
De acordo com Azevêdo, o próprio Tesouro Nacional tem atestado essa eficiência fiscal, outorgando à Paraíba a chancela de “Rating A” pelo terceiro ano consecutivo, o que significa dizer que “somos bons pagadores e que temos elevada capacidade de crédito, numa demonstração de que estamos conseguindo atrair investimentos, gerar emprego e renda e manter um alto nível de crescimento. Afinal de contas, não há como deixar de reconhecer que foi isso, essa eficiência de gestão, que permitiu novas reduções de impostos e que, ao final de 2023, levou o nosso Estado a comemorar novas 9 100 empresas e novos 33 117 empreendedores individuais”. Mencionou, também, dados do IBGE, reveladores de que o setor de serviços registrou uma expansão bem acima da média do país, o que, no acumulado do começo ao meio do ano passado manteve o Estado no patamar de 13%, taxa de crescimento que é a segunda maior do país, abaixo apenas do Mato Grosso, com 17%. “Tudo isso, naturalmente, é resultado de uma política arrojada de equilíbrio fiscal, permitindo uma simbiose harmônica entre planejamento e execução. Um passo por vez, antes da linha de chegada”, refletiu.
No arremate da sua alocução aos deputados e deputadas estaduais, o governador João Azevêdo foi incisivo: “Não podemos parar. Somos, de fato, um Estado em transformação, porque estamos em permanente desenvolvimento econômico. Vivemos o nosso melhor momento porque tivemos a coragem, a ousadia de quebrar paradigmas. (…) Por três anos consecutivos, o Centro de Liderança Pública de São Paulo já reconheceu a Paraíba como melhor Estado do Norte/Nordeste e terceiro melhor do país em Segurança Pública. Esses resultados são significativos, nos deixando convictos de que são frutos de ações que uniram melhorias estruturais e valorização da tecnologia e do efetivo policial”. A Paraíba, destacou João Azevêdo, segue avançando com um ambiente de oportunidades que oferece segurança e que abre novas portas para o desenvolvimento. “Projetamos continuar recebendo aportes federais, e até prevendo ampliação, mesmo sabendo da difícil tarefa do presidente Lula em colocar o país de novo nos trilhos da normalidade econômica e do equilíbrio democrático. Contamos com ele, com seus ministros, com a nossa bancada federal e, obviamente, com a manutenção das parcerias políticas e administrativas com esta Casa, tão bem conduzida pelo presidente Adriano Galdino, e com o apoio de todos vocês, parlamentares”, concluiu o chefe do Executivo.