A Paraíba teve um desempenho excepcional no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, que oferece vagas em instituições de ensino superior públicas de todo o país por meio das notas dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No total, 19.080 candidatos conquistaram uma vaga em instituições de ensino superior públicas da Paraíba. Foram oferecidas mais de 21 mil vagas em instituições paraibanas que contaram com mais de 116 mil estudantes inscritos para concorrer às oportunidades.
O governador João Azevêdo parabenizou os estudantes que conquistaram vagas nas universidades. “Parabéns aos estudantes paraibanos que fizeram bonito no SISU. Somos o quarto Estado com maior número de aprovados no Brasil. E tem mais, também ficamos em segundo lugar no Nordeste”.
Na rede estadual de ensino, de acordo com levantamento preliminar realizado pelas Gerências Regionais de Ensino, 38 estudantes de escolas estaduais foram aprovados em primeiro lugar em universidades públicas. O levantamento realizado pelo Ministério da Educação leva em consideração tanto estudantes da rede privada quanto estudantes das redes públicas de ensino.
Além disso, a rede estadual de ensino contabilizou 536 redações de excelência, ou seja, que atingiram 900 pontos ou mais. Desse total, 20 conquistaram a segunda maior nota em redação no país, com 980 pontos. Trata-se do melhor resultado já registrado na Paraíba desde a criação do Enem. Na rede estadual foram oferecidas diversas ações de preparação dos estudantes para as provas do Enem. O Se Liga n Enem funciona como um curso preparatório online para estudantes egressos da rede estadual de ensino e conta com aulões, simulados online, eventos presenciais e vídeo-aulas voltadas à preparação para as provas. Em paralelo, mais de 9,8 mil estudantes participaram do Desafio Nota Mil, um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação voltado à preparação e treinamento dos estudantes para a redação do Enem. Foram mais de 30 mil redações produzidas e 745 professores envolvidos nas correções dos textos.