O jornalista Laerte Cerqueira, doutor em Comunicação pela UFPE, com estágio doutoral na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, na Espanha, foi anunciado, ontem, como editor geral de jornalismo da Rede Paraíba, que tem como vitrines as TVs Cabo Branco, em João Pessoa, e Paraíba, em Campina Grande, ambas afiliadas da Rede Globo. Na sua nova funlão, Laerte passa a liderar a equipe editorial no jornalismo da Rede Paraíba, incluindo as rádios CBN João Pessoa e Campina Grande, os portais g1 Paraíba e Jornal da Paraíba. A missão de Laerte é contribuir diretamente com o jornalismo de qualidade e com a gestão da área comandada pela gerente de conteúdo Tatiana Ramos.
Em 15 anos de casa, além de acumular prêmios como repórter, Laerte Cerqueira foi apresentador-substituto e editor de telejornais e atualmente é colunista político no Bom dia, Paraíba, na rádio CBN e no blog Conversa Política. Ele afirmou: “Nosso desafio diário, com todos os obstáculos, é trazer um conteúdo de qualidade em todas as plataformas, explorando suas linguagens e formatos. Em um ambiente de transformação constante, estamos preparados para fortalecer a relevância do mais importante grupo de comunicação do Estado, estimulando debates, pautando discussões, gerando transformações, fiscalizando o poder público e cobrando soluções para as demandas dos paraibanos”.
Laerte Cerqueira ingressou na Rede Paraíba em 2008 como repórter de TV, com foco na cobertura política. Produziu dezenas de reportagens e séries reconhecidas e premiadas como Eu Quero Justiça, Caravana JPB, Infância Legal, Desertificação, Transposição do São Francisco, Energia Nossa e, mais recentemente, Obras Inacabadas – todas com olhar especial às questões sociais e políticas públicas. Laerte foi professor substituto do curso de Jornalismo da UFPB e é autor do livro A Função Pedagógica do Telejornalismo. Atualmente é professor-colaborador do mestrado profissional em jornalismo da UFPB e integra a Rede de Pesquisadores em Telejornalismo no Brasil – Rede Telejor.
(Com informações do Jornal da Paraíba)