A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, deputada federal pelo Paraná, disse que o pedido de impeachment feito por congressistas de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por falas sobre Israel e a guerra contra os palestinos “só pode ser piada”. A petista ainda chamou a deputada federal Carla Zambelli, do PL-SP, responsável por organizar o movimento, de “pistoleira” e “propagadora de fake news”. Da bancada paraibana, o deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) garantiu apoio ao impeachment e considerou desastrosa a manifestação de Lula, comparando a guerra de Israel ao Holocausto.
Gleisi Hoffmann escreveu no X (ex-Twitter): “Golpistas querendo impeachment de Lula só pode ser piada. É só ver quem está liderando a turma, a pistoleira Carla Zambelli, propagadora de fake news, ré no STF e investigada por ataques ao Judiciário, que virou pessoa tóxica até entre os bolsonaristas. Melhor se cuidarem porque aqui golpistas não se criam mais, temos leis e instituições atentas”. Durante encontro da União Africana na Etiópia no domingo, Lula comparou a atuação de Israel na Faixa de Gaza aos assassinatos de judeus cometidos por Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial. A fala, além de ter provocado consequências diplomáticas em Tel Aviv, motivou um novo pedido de impeachment na Câmara dos Deputados.
Zambelli afirmou que Lula “incentiva a injúria racial, e incorre em crime de responsabilidade previsto no artigo quinto da Constituição Federal, o que corrobora também com a fala do Primeiro-Ministro de Israel, que demonstrou de imediato seu veemente repúdio”. Uma lista de assinaturas com o pedido de impeachment do presidente da República foi divulgada e o requerimento deverá ser protocolado até hoje.