Em cerimônia realizada, ontem, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no centro de João Pessoa, o arcebispo Dom Manoel Delson deu posse ao novo bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, Dom Alcivan Tadeus, que se definiu como “um servo da Igreja”. A celebração da apresentação reuniu bispos de diferentes regiões do Brasil, além de numerosos religiosos e religiosas, com todo o clero paraibano unindo-se aos fiéis para dar as boas-vindas ao novo bispo auxiliar. Numa fala à TV Cabo Branco, Dom Alcivan disse que “é hora de olhar para a frente”, ao ser instado a comentar o escândalo de irregularidades no Hospital Padre Zé, da Capital paraibana, na gestão do padre Egídio de Carvalho Neto, que está preso, à disposição da Justiça.
Dom Alcivan Tadeus Gomes de Araújo nasceu no dia 21 de maio de 1972 em Cerro Corá, no Rio Grande do Norte, filho de Valdenor Florêncio de Araújo (in memoriam) e Francisca Alcioneide Gomes de Araújo. Ingressou no curso propedêutico do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars em Caicó, no ano de 1990. No ano seguinte, transferiu-se para o Seminário Arquidiocesano de São José, do Rio de Janeiro, para cursar Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro entre 1993 e 1996. A ordenação presbiteral foi no dia primeiro de fevereiro de 1997.
Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o novo bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba desempenhou diversas funções na diocese de Caicó, como pároco, vigário episcopal para os Ministérios e Vocações, ecônomo, vigário judicial da diocese e vigário judicial adjunto e vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Natal (RN). Também foi diretor assistente das Rádios 95.9 FM e 102.7 Rural FM de Caicó, tendo integrado, como membro, o Colégio dos Consultores e o Conselho Presbiteral, a Comissão Diocesana de Arquitetura e Artes Sacras e o Conselho Diretor da Fundação Educacional Sant’Ana.
Ele passa a ser o terceiro bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba. Antes dele, Dom Manuel Pereira da Costa foi nomeado em 31 de maio de 1954, e Dom Marcelo Pinto Carvalheira foi nomeado bispo auxiliar da Paraíba em 29 de outubro de 1975, sendo ordenado bispo em 27 de dezembro do mesmo ano. Em 9 de novembro de 1981, Dom Marcelo foi designado bispo da recém-criada diocese de Guarabira e, em 29 de novembro de 1995, foi designado para ser Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba. A assessoria de imprensa da Arquidiocese afirma: “A Arquidiocese da Paraíba, ao longo da sua história, tem se destacado por sua dedicação em ser uma luz na caminhada da comunidade. A chegada de Dom Alcivan Tadeus representa mais um passo firme nesse propósito, consolidando a missão da Arquidiocese em guiar e inspirar seus fiéis”.