O governador em exercício Lucas Ribeiro inspecionou, ontem, o andamento das obras do Arco Metropolitano de João Pessoa, constatando que até agora foram executados serviços de terraplenagem em mais de 40% da extensão da via, que compreende cerca de 19 quilômetros. A previsão é de que o Arco seja entregue até outubro de 2025.
O projeto liga a BR 101 à BR 230 e conta com um investimento de R$ 182 milhões com recursos próprios do governo do Estado, com o objetivo de retirar o tráfego pesado na área urbana de João Pessoa, o que deve beneficiar 1,3 milhão de pessoas.
Lucas Ribeiro destacou o impacto que a intervenção trará do ponto de vista da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população. Disse que é uma obra grandiosa e muito importante não só para João Pessoa mas para toda a Paraíba. “O crescimento do Estado exige a expansão de corredores de desenvolvimento que não só melhorem a mobilidade mas também a qualidade de vida, o turismo e a economia”, acrescentou Lucas Ribeiro.
O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, elogiou a agilidade do governo e o avanço das obras. Ele comentou: “A velocidade com que o Arco Metropolitano está sendo construído demonstra o comprometimento do governo estadual em melhorar a infraestrutura de toda a nossa região metropolitana, beneficiando os moradores e trazendo mais oportunidades de desenvolvimento”. A obra vai contar com dois viadutos e duas pontes sobre os rios Gramame e Mamuaba, além de uma passarela de pedestres em concreto, inserções de acesso e retorno a cada 4 km, implementação de um sistema de drenagem pluvial, recuperação de áreas degradadas e paisagismo.