A Assembleia Legislativa da Paraíba sediou na tarde de ontem o Segundo Papo de Públicas, produzido pelos estudantes do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba. O evento aconteceu no auditório João Eudes da Nóbrega e reuniu gestores públicos, professores e estudantes, sob a coordenação geral de Gabriel Vittor Rodrigues Gonçalves.
Sobre o evento, Gabriel explicou que o “Papo de Públicas” foi criado para oferecer palestras com profissionais experientes e egressos do curso de Gestão Pública e busca inspirar e motivar os estudantes a se envolverem mais ativamente em atividades acadêmicas e extracurriculares relacionadas à área, com o objetivo de ampliar a visão sobre o campo de atuação. Através das palestras, ainda de acordo com ele, o evento busca apresentar a diversidade das oportunidades de atuação na Gestão Pública, mostrando as diferentes carreiras e desafios que podem surgir após a graduação.
A ouvidora da ALPB, Arlenilde Camila de Aguiar, fez a saudação aos participantes do evento, em nome do Poder Legislativo Estadual, destacando a importância da parceria entre a Casa de Epitácio Pessoa e a Universidade Federal da Paraíba. “É uma honra imensa. É uma alegria muito grande estar aqui representando essa Casa Legislativa na abertura desse evento que é realizado pelos estudantes de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba. Estamos aqui, seguindo com muita honra e alegria, essa nossa parceria, continuando nossas discussões. A Ouvidoria da Assembleia vai estar sempre alerta, como também a Secretaria Legislativa e a Mesa Diretora, através do presidente Adriano Galdino, que recebe esse evento com muita satisfação e a compreensão da importância desse debate”, disse.
O professor Flávio Perazzo, coordenador do Curso de Gestão Pública da UFPB, destacou a importância da realização do evento na Assembleia Legislativa. Lembrou que o curso está em funcionamento desde 2010 e procura ocupar espaços, pela necessidade de ter mais reconhecimento. “Essa é uma oportunidade bastante interessante dos alunos interagirem com o Poder Legislativo, trocar ideias sobre ações públicas. Então, vejo de maneira bastante positiva essa interação, essa oportunidade que a gente também tem de estar aqui hoje. Nós vivemos já há algum tempo de muita contestação sobre a ação governamental, sobre que focos deveriam ter as políticas. E a gente tem a oportunidade no curso de fazer a formação desse pessoal que vai ocupar os espaços na administração pública para que possa pensar no melhor funcionamento do Poder Público, seja de qualquer esfera de atuação que os nossos estudantes estão ocupando nesses espaços”.
O diretor-presidente da Cagepa, Marcus Vinícius, que participou da mesa dos trabalhos, disse que tratar de temas de sustentabilidade, de gestão pública, faz parte da trajetória de uma empresa pública. “Esse tema, para nós, é importante porque diz respeito à própria sobrevivência daquilo que é a própria missão da empresa: tratar, coletar e expor água potável para a população, coletar o esgoto, tratar o esgoto e devolver ao meio ambiente de forma correta”, explicou. A secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, também reforçou a importância do evento no contexto do aprendizado dos alunos do Curso de Gestão Pública, “que estão atentos ao que nós estamos vivendo atualmente, sobretudo, jovens que buscam se capacitar cada vez mais para integrar esse mercado de trabalho que exige muito da gente”.