A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba reuniu parlamentares e representantes de instituições públicas para discutir a chegada da transposição do Rio São Francisco na região do Vale do Piancó. A propositura foi do deputado Nilson Lacerda, que ressaltou a importância do tema ser discutido na ALPB e a luta para o destravamento dos recursos para execução das obras.
– Debatemos com especialistas no assunto o fato da transposição do Rio São Francisco estar no Estado do Ceará, uma obra orçada em R$ 200 milhões. A chegada ao Vale do Piancó já está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, do governo federal, e vai beneficiar praticamente todos os municípios do Vale, o que, com certeza, será a redenção para a população desses locais – explicou.
O deputado Taciano Diniz, que preside a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia, participou das discussões e falou sobre a urgência da chegada das águas do São Francisco para parte da população paraibana. “Temos acompanhado desde o meu primeiro mandato nesta Casa o cronograma de obras, buscando atuar junto ao governo federal para agilizar empreendimento de extrema importância para a população do Vale do Piancó”, destacou ele.
A audiência contou com a participação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, a Codevasf. Outros participantes manifestaram-se, de público, realçando a magnitude das obras e o seu caráter estratégico para suporte a políticas públicas que beneficiam regiões interioranas.