O deputado federal Murilo Galdino, do Republicanos, que foi escolhido por unanimidade, ontem, como novo coordenador da bancada paraibana no Congresso, composta por 15 parlamentares, afirmou que, entre as suas prioridades, está o agendamento de audiências com ministros do governo Lula para a discussão de pautas de interesse da Paraíba, bem como articulação com outros setores para fortalecer pleitos que são tidos como essenciais. Ele se disse honrado com o apoio dos colegas e assinalou o fato de ter merecido a confiança já no exercício do seu primeiro mandato na Câmara, o que, a seu ver, redobra a sua responsabilidade. Garantiu atuar em conjunto com a Assembleia Legislativa da Paraíba, presidida pelo seu irmão, o deputado Adriano Galdino, e com o governo João Azevêdo (PSB).
A sacramentação do seu nome ocorreu em reunião na Câmara e Murilo Galdino passa a substituir o deputado Damião Feliciano, do União Brasil, seguindo o rodízio que ficou acertado entre os integrantes da bancada paraibana. “Aceito com muita alegria a missão de liderar a bancada paraibana e tenho consciência da grande responsabilidade que isso representa. Pretendo dar continuidade ao trabalho realizado e seguir fortalecendo o protagonismo da Paraíba a nível nacional. Com o apoio de todos, buscaremos incessantemente trazer mais investimentos para nosso Estado, além de auxiliar o governador João Azevêdo e o presidente da República no mesmo objetivo”. O deputado Hugo Motta, líder da bancada do Republicanos na Câmara, parabenizou Galdino pela eleição, externando confiança em sua habilidade para manter a união e a harmonia do grupo no Congresso.
– É muito bom ver a ascensão de um colega de partido à coordenação de nossa bancada. Tenho plena confiança de que Murilo Galdino desempenhará um papel fundamental na manutenção da união entre os membros deste colegiado. Sua dedicação ao nosso Estado é indiscutível e estou certo de que ele conduzirá um trabalho exemplar em favor do desenvolvimento do Estado – frisou. Além dos 12 deputados federais, a bancada congrega três senadores – Efraim Filho, do União Brasil, Veneziano Vital do Rêgo, do MDB e Daniella Ribeiro, do PSD. Murilo Galdino lembrou que a atual bancada paraibana tem muitos integrantes ocupando posições de liderança no cenário nacional dentro dos seus grupos e que o senador Veneziano Vital é primeiro vice-presidente do Senado Federal. “Vivemos uma excelente fase em termos de representatividade política”, acrescentou.
Damião Feliciano, que coordenou a bancada em 2023, igualmente congratulou-se com Murilo Galdino e expressou otimismo em relação ao desempenho da liderança por ele. “Estou certo de que ele irá promover um excelente trabalho em prol da harmonia política e do desenvolvimento. A Paraíba vive um momento muito bom e, aqui, em Brasília, nós temos unanimidade em prol do nosso Estado”, finalizou o parlamentar. A função de coordenador da bancada é considerada importante pela visibilidade e, também, pela influência nas discussões sobre a destinação de emendas junto ao Orçamento da União. Murilo terá o desafio de destravar projetos de obras estruturantes que estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal e que foram prometidas pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva a líderes políticos do Estado.