O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, enumerou uma série de razões para que os prefeitos e prefeitas promovam renovação no comando da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A eleição para escolha da nova diretoria da entidade acontece nesta sexta-feira, com George integrando a chapa oposicionista “CNM com Renovação”, encabeçada pelo mineiro Julvan Lacerda.
– É importante que se tenha alternância de poder. São quase 30 anos de um grupo comandando a confederação, tratando como algo particular para atender seus interesses. Também falta diálogo com os prefeitos e existe uma postura centralizadora no comando da entidade – argumentou.
Outro aspecto apontado por ele é a falta de representatividade de todas as regiões brasileiras. Para George, a região Nordeste, por exemplo, tem ficado alijada dos espaços de representação na diretoria da CNM. Entidades como a Famup têm conseguido furar a bolha pela postura combativa e atuante de seus integrantes, mas os espaços são sempre destinados às mesmas figuras. “Existe um grupo que se perpetuou no poder, deixando de fora outros atores que querem contribuir com o movimento municipalista. É preciso incluir mais representatividade nacional à CNM”, reforçou George.
Com rejeição de 52,2%, Paulo Ziulkoski, atual presidente da CNM, vai enfrentar pela primeira vez uma chapa de oposição, representada por 16 Estados, depois de 27 anos à frente da instituição. Segundo o presidente da Famup, isso mostra a insatisfação e o desejo de mudança que se instalou no movimento municipalista brasileiro. ”Mais de 90% dos prefeitos paraibanos já aderiram ao movimento, que busca construir uma diretoria que atue com diligência para garantir eleições livres, gestão participativa da entidade, fortalecimento das Associações Municipalistas e outros pontos”, comentou George, destacando que isso mostra a necessidade e a vontade de promover mudanças.
A chapa da oposição tem candidato a presidente Julvan Rezende Araújo Lacerda, ex-prefeito de Moema-MG e ex-presidente da Associação Mineira de Municípios. Três paraibanos fazem parte da composição: André Gomes como terceiro vice-presidente (prefeito de Boa Vista), Segundo Domiciano, prefeito de São José do Sabugi como segundo secretário e o presidente da Famup, George Coelho, como segundo tesoureiro.