A Assembleia Legislativa da Paraíba receberá, hoje, o prêmio Assembleia Cidadã, por ter vencido disputa na Segunda Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), realizada em novembro do ano passado na sede da Unale em Fortaleza (CE). O projeto que garantiu a vitória à ALPB foi o Plano de Adesão da ALPB à Agenda 2030 da ONU (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que tornou a Casa pioneira entre o poder legislativo do Brasil nesta iniciativa.
A premiação será entregue, durante solenidade no Plenário José Mariz, a partir das 10h, por uma delegação composta pelo presidente da Unale, deputado Sérgio Aguiar (PE), o ex-presidente, deputado Dunga Moraes (PE) e outros expoentes da entidade. O projeto da Assembleia Legislativa da Paraíba foi o vencedor na categoria “Gestão”, marcando a atuação da Casa de Epitácio Pessoa em ações de aproximação com a sociedade e ampliando o reconhecimento nacional ao Parlamento paraibano. Ele foi elaborado e idealizado pelo ex-deputado Rubens (Buba) Germano e pelo ex-secretário legislativo Guilherme Benício, falecido em setembro de 2023.
“Estamos muito entusiasmados com esse reconhecimento, mas, principalmente, muito agradecidos, porque foi um projeto elaborado após muito diálogo com a população”, declarou o presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino. A premiação tem como objetivo reconhecer, valorizar e incentivar políticas públicas para o bem-estar da sociedade e o fortalecimento dos Estados membros da Federação, alinhadas à modernização dos serviços legislativos prestados.
A Agenda 2030 é um plano de ação global para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna, dentro dos limites do planeta. O documento foi elaborado e aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York em setembro de 2015, com a participação de 193 Estados membros. O projeto da Assembleia da Paraíba consiste em implantar uma plataforma de monitoramento de indicadores que vai acompanhar a evolução dos ODS em todos os municípios paraibanos, além de auxiliar os parlamentares a vincular seus projetos de lei aos ODS correspondentes. Desta forma, a ALPB pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado e do país, além de dar mais transparência e eficiência à sua atividade legislativa.