O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de João Pessoa aprovou o dia 07 de abril como data para realização das prévias internas do partido visando a escolha de candidatura a prefeito da Capital nas eleições de outubro. Por enquanto, os deputados estaduais Luciano Cartaxo e Cida Ramos disputam a indicação. A definição do calendário foi tomada, ontem, numa reunião que não contou com as presenças de Cartaxo e do deputado federal Luiz Couto mas que teve quórum suficiente para a decisão, segundo informou o presidente, Marcos Túlio.
Cartaxo e aliados de Luiz Couto chegaram a fazer movimentos para impedir a votação das prévias, mas o deputado estadual reiterou a permanência da sua pré-candidatura dentro da legenda, alegando que há condições de competitividade e de vitória no pleito. A cúpula do PT paraibano deverá ter um encontro com a presidente nacional, Gleisi Hoffmann, amanhã, para tratar da situação do partido na Capital paraibana. O presidente estadual Jackson Macedo tem ponderado sobre a dificuldade de uma candidatura própria do PT e proposto discussão em torno do apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), que tem apoio do governador João Azevêdo (PSB).
Marcos Túlio admitiu que caberá à Executiva Nacional a decisão final sobre a posição do partido na disputa majoritária em João Pessoa. De acordo com o calendário eleitoral divulgado, os petistas interessados em participar da disputa devem se inscrever a partir de sexta-feira, prazo que se estende até 18 de março. Se nenhum dos concorrentes obtiver mais da metade dos votos será realizado um segundo turno no dia 14 de abril entre os primeiros colocados. Ficou decidido, ainda, que a realização do Encontro Municipal ocorrerá no dia 21 de abril de 2024 e que questões regimentais das prévias, da eleição de delegados e do Encontro Municipal estão contidas no documento aprovado em 18 de dezembro de 2023 pela direção nacional do PT.