A deputada estadual paraibana Camila Toscano, do PSDB, foi eleita, ontem, presidente da Rede de Mulheres das Américas, durante reunião da Confederação Parlamentar das Américas (COPA), realizada em Quebec, no Canadá. O Brasil fez história com a eleição da deputada tucana, que terá a missão de conduzir as mulheres parlamentares das Américas a promover causas femininas e, também, levar os debates e a defesa da mulher para as discussões da Organização das Nações Unidas (ONU).
– Estou feliz e honrada com esta escolha. Será muito bom fazer essa integração entre as mulheres parlamentares que compõem os países americanos e já com a missão de conseguir ampliar os debates e levar o nome da COPA, da Unale, do Brasil e da Paraíba para as discussões na ONU. Cada país vive uma realidade, mas todos têm um único intuito, o de garantir os direitos das mulheres – destacou Camila, que está no Canadá representando a Assembleia Legislativa da Paraíba e a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.
A Rede de Mulheres Parlamentares das Américas congrega mulheres membros das assembleias dos Estados unitários, federais e federados, dos parlamentos regionais e das organizações interparlamentares das Américas. A Rede tem desenvolvido, desde 1999, uma perícia em determinadas temáticas próprias à mulher do continente, e em temáticas que os parlamentares têm condições de agir.
Os objetivos da Rede são: incentivar a representação e a ação das mulheres nos Parlamentos das Américas, estimular as trocas de experiências entre estas últimas e promover a solidariedade entre as mulheres em geral; zelar para que os parlamentares, homens e mulheres, considerem os direitos e as solicitações das mulheres tendo em perspectiva do respeito dos direitos humanos e uma melhor distribuição das riquezas, e apoiar a participação das mulheres nos Parlamentos das Américas, criando mecanismos de comunicação das atividades da mulheres parlamentares.
A Rede realiza uma Reunião Anual, de preferência durante a Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas – na prática, atua em estreita colaboração com a COPA, permanecendo, entretanto, autônoma quanto à organização de diferentes eventos articulados pela COPA. A deputada baiana Ivana Bastos comemorou a escolha de Camila Toscano como presidente da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas. “Estou muito orgulhosa em ter uma paraibana à frente da Rede de Mulheres. Vai nos representar em toda a América. É o Brasil e a Unale fazendo história na Copa”, afirmou.