Projeto de lei de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos), que institui a Semana Estadual da Inclusão Digital da Pessoa Idosa, foi aprovado, ontem, na Assembleia Legislativa da Paraíba. Dados da Organização das Nações Unidas projetam que as pessoas acima dos 60 anos já são 15% da população brasileira, chegando a mais de 33 milhões. O levantamento estima que até 2030 este grupo alcançará os 40% da população, ultrapassando a marca de 73 milhões de pessoas.
– Nós estamos vivendo mais e todos os dados apontam para aumento gradativo da longevidade no Brasil. Esta constatação nos impõe a necessidade de garantir uma vida com mais qualidade e respeito aos direitos desta parcela da população. Aliado a isto, é urgente a implementação de políticas de valorização daqueles que já passaram dos 60 anos. Quero agradecer aos meus pares pela aprovação desse importante projeto – destacou Jutay.
De acordo com o deputado, o projeto tem o objetivo de criar políticas públicas de valorização da pessoa idosa. A Semana será realizada anualmente do dia 27 de setembro ao dia 3 de outubro. O projeto estabelece que o Poder Público e as entidades da sociedade civil poderão promover ações, oficinas, capacitações, palestras, campanhas publicitárias e demais eventos com vistas à inclusão digital da pessoa idosa. Para o deputado, além dos cuidados com a saúde, é essencial a formulação de programas que possam viabilizar a inclusão digital da pessoa idosa. “Estamos caminhando rápido para uma realidade em que o virtual será dominante e esta população precisa estar preparada para essa perspectiva”, argumentou.