O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), que disputou o segundo turno ao governo do Estado em 2022 contra João Azevêdo (PSB), vencendo em João Pessoa com 60% dos votos mas perdendo em redutos do interior, descartou, ontem, em entrevista, a hipótese de vir a substituir o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) como candidato a prefeito da Capital nas eleições deste ano, devido a problemas legais que o parlamentar está enfrentando. “Conversei com o deputado Ruy Carneiro, ouvi suas explicações sobre demandas que enfrenta e convenci-me de que ele tem como provar inocência. A sua candidatura permanece firme e ele me representa, sim, na disputa em João Pessoa”, afirmou Pedro Cunha Lima, que atualmente presta consultoria à Unesco na área da Educação.
Ruy Carneiro foi condenado a 20 anos de prisão pelo juiz Adilson Fabrício Gomes Filho, da Segunda Vara Criminal da Capital, bem como a devolver R$ 750 mil aos cofres públicos, como resultado do processo que ficou conhecido como Caso Desk, que apurou o cometimento de crimes de peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro, presumivelmente verificados no período em que Ruy Carneiro ocupou a Secretaria de Esporte e Juventude, na gestão Cássio Cunha Lima. A denúncia foi formulada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e é referente a superfaturamento na compra de cadeiras para os estádios José Américo de Almeida (Almeidão) e para o Ginásio Poliesportivo Ronaldão. Ruy tem justificado que as denúncias são infundadas e requentadas para prejudicá-lo politicamente e anunciou apresentação de defesa perante as instâncias competentes.
Pedro Cunha Lima defendeu o projeto de mudança liderado por Ruy para tirar a capital do atraso administrativo dos últimos anos, conforme ele tem alardeado. “A gente acredita muito no deputado Ruy Carneiro, naquilo que ele vai oferecer a João Pessoa. Temos convicção plena do que ele pensa para a cidade, da mudança que João Pessoa merece viver. Nós nos sentimos muito bem representados por ele. Acredito que chegou a hora de Ruy. Estamos firmes com ele”, ressaltou Pedro Cunha Lima, que, ontem, prestigiou o evento de filiação da ex-prefeita de Bayeux, Sara Cabral, ao MDB, na sede deste partido.
O ex-deputado federal também ressaltou o sentimento de mudança para enfrentar o que qualificou de caos administrativo instalado na cidade. “A gente analisa a realidade do transporte público. João Pessoa possui uma das passagens mais caras entre as capitais do Brasil, com um serviço precário. É preciso melhorar a situação da cidade, as precárias condições da saúde pública, da educação. Seguimos firmes com Ruy, acreditando que ele vai oferecer algo muito melhor para João Pessoa”. Por outro lado, Pedro Cunha Lima revelou que coloca seu nome à disposição para concorrer a eleições majoritárias em 2026, inclusive, novamente, ao governo do Estado, salientando que as definições por parte do agrupamento oposicionista ocorrerão no momento oportuno. Ele deixou claro, mais uma vez, que não está nos seus planos a possibilidade de concorrer, novamente, a um mandato na Câmara dos Deputados, onde chegou a presidir a Comissão de Educação.