A primeira etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 teve início, ontem, no auditório da Universidade Federal de Campina Grande em Sousa, com discussões, debates, palestras e painéis que mobilizaram a sociedade sobre temas de impacto na Paraíba e no mundo. O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado pelo governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior.
Na cerimônia de abertura, o secretário executivo Rubens Freire deu as boas vindas aos participantes e mediou a palestra da vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Francilene Garcia, que falou sobre a Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável para uma Paraíba inteligente e Inovadora. “A Conferência é um esforço para colocar na pauta da sociedade paraibana a política estadual de ciência, tecnologia e inovação. Com a participação de pessoas que contribuem para o debate nacional e global sobre questões de impacto, a exemplo das transformações climáticas e o que elas estão causando sobre nós, sobre a economia, transformações advindas da revolução tecnológica, entre outros”, comentou Rubens Freire.
Participaram do evento professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa, especialistas, empresários do setor produtivo, integrantes da sociedade civil organizada, mobilizadores e articuladores da comunidade científica e dos demais setores de CT&I. De acordo com Francilene Garcia, que também é coordenadora do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, o principal objetivo do evento é fazer com que a comunidade local possa participar, dialogando e recomendando ao Governo do Estado quais as ações mais imediatas para a Ciência, Tecnologia e Inovação.